Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Projeto acolhimento recebe alunos ingressos e veteranos do primeiro semestre de 2018
Início do conteúdo da página
Bem-vindos

Projeto acolhimento recebe alunos ingressos e veteranos do primeiro semestre de 2018

Escrito por MARIA DO SOCORRO LIMA | Criado: Quarta, 24 de Janeiro de 2018, 12h59 | Publicado: Quarta, 24 de Janeiro de 2018, 12h59 | Última atualização em Quarta, 24 de Janeiro de 2018, 15h23

Nossa alegria é ter vocês aqui! Foi com este sentimento que a direção geral, direção de ensino, equipe pedagógica e outros setores administrativos e acadêmicos do campus Aracaju receberam os alunos no ginásio Frnacisco Martins de Lima, a fim de apresentarem a eles a estrutura organizacional institucional, o atendimento acadêmico que envolve desde o acesso à biblioteca, laboratórios, bem como atendimento médico, psicológico e social, por meio de programas e projetos institucionais

 

ifs aju acolhimento 2018 1 7

O projeto de Acolhimento do campus Aracaju foi realizado no dia 17 de janeiro, nos turnos matutino e vespertino e objetivo de dar as boas vindas aos alunos ingressos e veteranos, em seu primeiro dia de aula e fez parte do planejamento dos eventos alusivos ao início do semestre 2018.1 e ano letivo. Nas atividades desenvolvidas e acompanhadas pela Assessoria pedagófica, professores e colaboradores, foram apresentados aos alunos os espaços físicos, como salas de aula, laboratórios e setores administrativos com os quais terão contato durante sua vida acadêmica na instituição, além de informações específicas sobre os cursos e a relevância de cada no campo do trabalho.

Nossa alegria é ter vocês aqui! Foi com este sentimento que a direção geral, direção de ensino, equipe pedagógica e outros setores administrativos e acadêmicos do campus Aracaju receberam os alunos no ginásio Frnacisco Martins de Lima, a fim de apresentarem a eles a estrutura organizacional institucional, o atendimento acadêmico que envolve desde o acesso à biblioteca, laboratórios, bem como atendimento médico, psicológico e social, por meio de programas e projetos institucionais.

A partir das 7h, nos três turnos, os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, técnicos subsequentes e alunos dos cursosifs aju acolhimento 2018 1 8 superiores (bacharelado, licenciaturas e tecnólogos) foram recebidos no ginásio Francisco Martins de Lima. Os setores responsáveis pelo planejamento do evento foram a direção de ensino (Den), gerência de apoio e inclusão (Gai), gerência de graduação (Ggrad) e assessoria pedagógica (Asped) e a diretoria de administração do campus Aracaju junto com a direção geral cuidaram para que os alunos fossem recebidos por meio de uma logística capaz de acolhê-los com alegria, com vistas a atingir os objetivos do slogan que norteou as estratégias do projeto. Pela manhã, o acolhimento foi realizado às 7h, à tarde, às 13h e à noite, às 19h.

Segundo o gerente de graduação, professor mestre Marcílio Fabiano Goivinho, o projeto propõe em seus objetivos que“o discente tenha acesso e conhecimento dos setores que são importantes para sua vida estudantil, como aluno do IFS. O processo de acolhimento envolve coordenadores, gestores, pedadogos, professores, técnicos administrativos, a comunidade do IFS em geral”. Para o professor Marcílio, as ações do projeto preveem que haja diálogo entre as equipes de trabalho, a fim de obter os resultados desejados. “Deste modo, para que esta equipe esteja apta a receber o novo aluno em seu primeiro dia de aula, faz-se necessário o entrosamento dos setores e a execução das atividades que são apresentadas neste projeto”, finaliza.

Bem vindos

ifs aju acolhimento 2018 1 9Nos três turnos, os alunos foram recebidos pelo diretor geral do campus Aracaju, professor mestre Elber Gama, que em seu discurso parabenizou os alunos ingressos pela aprovação processo seletivo 2018 e declarou a eles e aos veteranos que a missão educacional do IFS permanece a mobilizar os sentimentos pedagógicos para a formação profissional técnica e tecnológica, em seus diversos níveis e modalidades de ensino. Professor Elber Gama destacou a importância da rede federal de educação profissional e tecnólogica, ao abordar aspectos diferenciados que ela oferece aos seus alunos e afirmou que o corpo administrativo e docente é configurado pela qualidade, a partir de sua própria formação profissional.

Verticalização do ensino

Em sua fala, o professor Elber Gama destacou a verticalidade no processo formativo do aluno no IFS.ifs aju acolhimento 2018 1 15 “O Instituto Federal de Sergipe é uma instituição que na sua trajetória tem sido destaque como um dos Institutos Federais mais importantes da região Nordeste e, em Sergipe, é uma das melhores escolas da rede federal de ensino. Vocês ingressos iniciam uma trajetória que lhes permite a verticalização de sua formação, pois entram nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, aqui encontram perspectivas da formação continuada e podem, desta forma, seguir estudos no ensino superior e realizar mestrado. O esforço e meta almejados é que nossa instituição ofereça a vocês a pós-graduação em doutorado. Na atualidade, temos mestrado em turismo e educação profissional tecnológica por meio de nossa rede”destacou.

Níveis e modalidades de ensino

O IFS oferece à sociedade sergipana o ensino profissionalizante integrado ao ensino médio, para alunos que já concluíram o ensino fundamental, técnico integrado na modalidade de educação para jovens e adultos (EJA), técnico subsequente para alunos que terminaram o ensino médio e desejam se profissionalizar e técnicos na modalidade à distância. “Nosso desafio maior é atendê-los da melhor maneira possível, por isso, envidamos esforços para que aqui vocês sejam bem atendidos”, finalizou o professor Elber Gama.

Pesquisa e extensão

A pró-reitora e ensino, pesquisa e extensão do IFS, professora doutora Ruth Sales deu as boas vindas aos alunos e explicou sobre a importância da atividade de pesquisa para o desenvolvimento das atividades acadêmicas dos alunos, destacou o instituto federal como uma das melhores instituições educacionais de Sergipe, no contexto do ensino federal e os chamou para aproveitarem a oportunidade e se sentirem acolhidos. “Desejo que o semestre e ano letivo de 2018 seja realizado com alegria, satisfação e disposição para enfrentarmos juntos os desafios que vocês irão vivenciar aqui. Estamos felizes por receber vocês. Contem conosco”, destacou a professora Ruth Sales.

Nossa alegria é ter vocês aqui!

Satisfação em receber os alunos, mostrar a eles que o IFS oferece ensino profissional e tecnológico fundamentado na qualidade se configurou o centro dos discursos da direção geral e direção de ensino que nos três turnos, receberam o público juntamente com as equipes institucionais.

A diretora de ensino do campus Aracaju, Thirzá Augusta Azevedo Silva falou aos alunos ingressos e veteranos que a equipe da direçãoifs aju acolhimento 2018 1 6 de ensino está à disposição não apenas para recebê-los no início das aulas, mas para atendê-los nos desafios do cotidiano de seus cursos, junto com nossas equipes por meio das gerências e coordenações de cursos. “Sejam muito bem vindos, pois nossa instituição tem uma infraestrutura excelente em termos de equipes que estarão à disposição de vocês. Estamos felizes com a chegada dos ingressos e dos veteranos e nosso objetivo é trabalhar para oferecermos o melhor a vocês”, declarou a professora Thirzá Azevedo.

Em seu discurso, enfatizou a disposição da equipe ao trabalho acadêmico e explicou:“a partir de deste momento, vocês serão conduzidos pelos coordenadores de cursos e pedagogos respectivos para conhecerem os estandes, laboratórios, salas de aula e demais instalações. Planejamos o acolhimento para vocês se sentirem abraçados por nós e terem contato com os serviços que oferecemos ao aluno. Aproveitem o que nossa instituição oferece a vocês, pois ela pertence à sociedade. Sejam bem vindos, tenham um semestre letivo exitoso e contem conosco”, finalizou professora Thirzá.

Estiveram presentes ao evento, o gerente de graduação, professor mestre Marcílio Fabiano Goivinho, a gerente de ensino técnico, professora doutora Isley Fehlberg, a equipe de coordenadores e pedagogos dos cursos, o diretor de administração do campus Aracaju, Ider de Santana Santos.

Após o receptivo no ginásio Francisco Martins de Lima, os alunos foram conduzidos pelos coordenadores, pedagogos e professores dos referidos cursos para conhecerem as instalações de salas de aula e laboratórios. Além destas atividades, os alunos visitarãm os estandes de alguns setores, como as coordenadorias de saúde escolar (Cose), de apoio ao estudante (Cae), de registro escolar (Cre), coordenadoria de biblioteca e, o Núcleo de atendimento a pessoas com necessidades específicas (Napne), onde conheceram os serviços e normas de cada um, por meio de servidores e colaboradores.

Após o dia de acolhimento, que dividiu as atividades acadêmicas entre apresentação da instituição, orientações, visita guiada aos estandes dos setores de atendimento ao aluno, serão agendadas as apresentações do Regulamento de organização didática (ROD), por cursos. Acompanhe as fotos do projeto acolhimento: http://bit.ly/2Dx8uqO

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57