Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Professores do Campus Aracaju serão capacitados em educação ambiental
MULTIPLICADORES

Professores do Campus Aracaju serão capacitados em educação ambiental

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Segunda, 16 de Abril de 2018, 10h35 | Publicado: Segunda, 16 de Abril de 2018, 10h35 | Última atualização em Segunda, 16 de Abril de 2018, 15h00

As inscrições para o curso são gratuitas, estão abertas a partir desta segunda-feira, 16, e prosseguem até o dia 30 de abril no Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH)

OGA3HG0 b 800x600A Coordenação do curso de tecnologia em Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus Aracaju, inicia nesta segunda-feira, 16, as inscrições para o curso de capacitação de Educação Ambiental que acontecerá nos dias 02, 03 e 04 de maio. Trata-se de um evento direcionado aos docentes visando a formação de multiplicadores e incorporação da educação ambiental na prática pedagógica.

A ação atende a necessidade da difusão de informações e segue o que exige a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). De acordo com a coordenadora do curso de tecnologia em Saneamento Ambiental e do Grupo de Pesquisa Resíduos Sólidos (GRS) IFS/CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, professora doutora Kelma Maria Nobre Vitorino, a metodologia proposta baseada no Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA), possibilita a inserção de questões socioambientais nos próprios conteúdos das disciplinas a serem desenvolvidos nas salas de aula, permitindo trabalhar com os estudantes assuntos do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem,temas do cotidiano e da vida profissional futura.

Espera-se com o presente projeto promover ações voltadas a práticas sustentáveis no Instituto Federal de Sergipe, Campus Aracaju, estabelecendo com isso uma sistemática de ação que possa servir de referência para uma gestão integrada da instituição com a comunidade interna e consequentemente a sociedade. “Pretende-se alinhar as políticas ideológicas direcionadas à sustentabilidade, vigentes no IFS, a um cenário onde a teoria possa ser ferramenta para plena conscientização do corpo institucional, que inclui professores,técnicos e alunos, para que assim se alcance um ambiente acadêmico onde a parte conceitual seja ponto de partida para ações que visem estabelecer o exercício constante da sustentabilidade no ambiente acadêmico, bem como no cotidiano social de cada indivíduo”, afirma Taísa Barros de Souza, aluna do curso de tecnologia em Saneamento Ambiental e pesquisadora do Grupo de Resíduos Sólidos.

O curso, com carga horária de quatro horas, será ofertado no dia 02 de maio às 18h; às 8h no dia 03/05 e às 14h em no dia 04. Essa flexibilidade permitirá que o docente escolha aquele que melhor se ajuste a sua disponibilidade.

Os tópicos abordados na capacitação serão: importância da educação ambiental nas práticas pedagógicas; o papel do professor na Política Nacional de educação Ambiental; como trabalhar na sala de aula segundo a PNEA e metodologias e dinâmicas em educação ambiental.