Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Projeto de aluno concorre na 5ª Seleção Nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul
ELEIÇÃO

Criado: Terça, 13 de Novembro de 2018, 12h12 | Publicado: Terça, 13 de Novembro de 2018, 12h12 | Última atualização em Quarta, 14 de Novembro de 2018, 08h11

A votação eletrônica acontecerá por meio da página do PJM, http://www.pjm.mec.gov.br , no período de 26 a 30 de novembro de 2018. As eleições serão realizadas somente pela internet e ocorrerão no mesmo período em todo território nacional. São considerados eleitores todos os estudantes com idade escolar compreendida entre 14 e 18 anos e que estejam frequentando o ensino médio no Brasil.

IMG 20181112 145433681 HDRJosé Martins Filho Neto (15), aluno do 1º ano do curso técnico integrado em Química do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, está concorrendo nesta primeira etapa do Parlamento Juvenil do Mercosul, junto com outros dois estudantes, um do município de São Cristóvão e outro da cidade de Lagarto, para representar Sergipe no PJM 2018 - 2020. Somente uma vaga está disponível para o estado.

O projeto intitulado Reconhecendo a Identidade Latino-Americana foi aprovado por comissão julgadora organizada pelo Ministério da Educação, na fase de seleção. Nesta etapa foram avaliadas e selecionadas as melhores propostas por Unidade da Federação totalizando 108 projetos. Os trabalhos foram classificados segundo os seguintes critérios de avaliação e julgamento: originalidade, justificativa, relevância, viabilidade, linguagem e estruturação.

A ação proposta pelo estudante do campus Aracaju é difundir a cultura latino americana nas escolas por meio de apresentação, rodas de leitura, oficinas, palestras e eventos que abordem e ampliem a percepção sobre nossos vizinhos no continente. José Neto teve a orientação do professor de Sociologia, Alysson Cristian Rocha Souza, da Coordenadoria de Ciências Humananas e Sociais (CCHS).

“Essa experiência está sendo e será muito importante para o desenvolvimento pessoal do estudante, já que ele precisa elaborar uma proposta e mobilizar outras pessoas para convencer da aprovação e votação no seu projeto. Com isso, o estudante pode desenvolver a capacidade política, a participação cidadã e o protagonismo”, avalia Alysson.

O professor orientador é aquele que irá orientar o estudante na elaboração do projeto e apoiá-lo na sua implementação durante os dois anos de mandato do jovem parlamentar. Ele deve estimular e promover a participação e o protagonismo do estudante como um caminho para formar cidadãos autônomos, críticos, criativos e com capacidade de transformar o mundo.

IMG 20181112 145332184 HDR“A participação de um representante do IFS no parlamento Juvenil Mercosul garante uma experiência individual para o aluno, já que ele será o representante de Sergipe junto com jovens de outros estados brasileiros e outros países. Já a instituição terá um estudante durante dois anos levando o nome do campus Aracaju, que será o ponto central dessa história e do desenvolvimento do projeto”, explica Alysson.

De acordo com os organizadores, a seleção por meio de processo eleitoral é uma forma de garantir a representatividade dos futuros jovens parlamentares por meio de um processo transparente e democrático. Neste sentido, antes da divulgação do resultado oficial, todos os votos passam por uma auditoria para detectar possíveis fraudes no processo.

PJM

O Parlamento Juvenil do Mercosul é coordenado pela Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro da Educação, com apoio e acompanhamento do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, e do Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC) em sua condução.

A 5ª seleção nacional tem como objetivo selecionar 27 jovens brasileiros que representarão o Brasil no Mercosul de 2018 a 2020. Durante esse período, os jovens participarão ativamente no processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil. O documento é produzido pelos parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados durante o encontro que ocorrerá em Montevidéu, Uruguai. Além disso, estimular o protagonismo juvenil por meio da implementação de projetos que tenham como foco o fortalecimento dos coletivos jovens nas escolas e que possam minimizar problemas do cotidiano escolar.

O programa quer favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas ligados à educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho. Assim, voltados para o tema principal–“O ensino médio que queremos” –, os jovens elaborarão propostas que abordam as necessidades e anseios comuns ao Mercosul.

Podem participar da seleção nacional todos os estudantes regularmente matriculados no 1º ou 2º ano do ensino médio regular ou do ensino técnico integrado ao ensino médio das escolas públicas do país, tanto da rede estadual quanto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

*Com informações do PJM