Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Mostra de sociologia reuniu 40 pôsteres produzidos por alunos do integrado
PRODUÇÃO ACADÊMICA

Mostra de sociologia reuniu 40 pôsteres produzidos por alunos do integrado

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Terça, 27 de Novembro de 2018, 11h56 | Publicado: Terça, 27 de Novembro de 2018, 11h56 | Última atualização em Terça, 27 de Novembro de 2018, 18h15

Evento aconteceu na tarde de sexta-feira, 23, no campus Aracaju e reuniu pesquisas realizadas por estudantes acerca de problemáticas existentes na sociedade

mostra sociologia DSC 0481 800x600A Mostra de Sociologia: sociedade em debate, apresentou trabalhos científicos produzidos por alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e do curso de Gestão em Turismo, no componente curricular Sociologia e Sociologia do Turismo, respectivamente. O evento contou com mais de 200 participantes e foi organizado pela Coordenação de Ciências Humanas e Sociais,CCHS, do campus Aracaju.mostra sociologia DSC 0492 800x600

Durante a mostra foram apresentados mais de 40 pôsteres que abordaram, especialmente, problemáticas da sociedade local, indo de temáticas relacionadas à violência, política, desemprego, educação, suicídio, saúde entre outros, e ainda, na área do turismo, abordam questões vinculadas as percepções de turistas e da população autóctone em relação aos diversos atrativos e serviços ofertados na área do turismo.

“Os trabalhos apresentam resultados de pesquisas realizadas acerca de problemáticas existentes em nossa sociedade local e/ou nacional, definida a partir dos interesses dos estudantes, de modo a tornar a produção do conhecimento significativo, ao mesmo tempo em que buscamos executar o tripé ensino-pesquisa-extensão”, explica a professora doutora Adeline Araújo Carneiro Farias.

Segundo Adeline, os estudantes definiram suas problemáticas de pesquisa, a partir de problemas sociais atuais, que provmostra sociologia DSC 0473 800x600ocam sua preocupação enquanto cidadãos. Já os acadêmicos do curso de Gestão em Turismo, estabeleceram problemáticas vinculadas a sua área de formação profissional. Todos os trabalhos tiveram suas análises norteadas por autores estudados durante as aulas de sociologia.

A realização do evento visou estimular os estudantes a produzirem conhecimento científico, incentivando a valorização da pesquisa enquanto estratégia pedagógica para tornar o ensino significativo. “Tencionamos também, possibilidade aos estudantes o aprendizado da produção de um dos veículos de divulgação científica, a partir da produção e apresentação de pôsteres”, avalia a professora.

Clique aqui para acessar mais fotos da mostra e de outros eventos do campus Aracaju.