Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Alunos e professores têm trabalho científico aprovado para congresso

Alunos e professores têm trabalho científico aprovado para congresso

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Segunda, 18 de Março de 2019, 11h18 | Publicado: Segunda, 18 de Março de 2019, 11h18 | Última atualização em Segunda, 18 de Março de 2019, 11h18

Reflexões sobre juventude negra no Brasil e desigualdades serão apresentadas em evento nacional

DSC 0007 b 1Os estudantes do 3º ano do curso técnico em Química, integrado ao ensino médio, do Instituto Federal de Sergipe - campus Aracaju, Leonardo Teles de Matos Santos e Reinaldo Lucas Freitas Santos e as professoras doutoras Adeline Araújo Carneiro Farias e Jocelaine Oliveira dos Santos ( campus Estância) tiveram pesquisa científica aprovada para o 19º Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia, que acontecerá na Universidade Federal de Santa Catarina, de 09 a 12 de julho deste ano.

O trabalho é fruto de projeto de pesquisa realizado durante as aulas de Sociologia, no ano letivo 2018, oportunidade em que os estudantes apresentaram alguns resultados obtidos na Mostra de Sociologia: Sociedade em debate, realizada em novembro do ano passado. A proposta também deu origem ao projeto submetido e aprovado pela seleção do edital do Programa PIBICJr, com o título Por que a cor fala mais alto? violência contra a juventude negra em debate.

A ação apresenta dados de investigação realizada acerca de problemáticas existentes em nossa sociedade local e/ou nacional, definida a partir dos interesses dos estudantes, de modo a tornar a produção do conhecimento significativo, ao mesmo tempo em que buscamos executar o tripé ensino-pesquisa-extensão.DSC 0018 b

Esta produção, como explica a professora de Sociologia, Adeline Farias, resultou da integração das atividades de ensino e pesquisa, atingindo, portanto, o objetivo de estimular os estudantes a produzirem conhecimento científico, incentivando a valorização da pesquisa enquanto estratégia pedagógica para tornar o ensino significativo.

“Os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio definiram suas problemáticas de pesquisa, a partir de problemas sociais atuais, que provocam sua preocupação enquanto cidadãos. Todos os trabalhos tiveram suas análises norteadas por autores estudados durante as aulas de Sociologia”, justifica Adeline.

O 19º Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia será realizado na Universidade Federal de Santa Catarina entre os dias 09 e 12 de Julho de 2019. Possui como objetivo abordar a emergência de uma pluralidade de novos fenômenos sociais, econômicos, políticos e culturais que se manifestam na sociedade brasileira e em outras partes do mundo, em distintos ritmos e configurações. O evento pretende focar os diversos desafios teóricos, conceituais e metodológicos para a investigação sociológica diante das transformações que estão ocorrendo em diferentes planos da vida social contemporânea.