Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Estudantes de Edificações, Engenharia e Saneamento visitam obras de implantação do BRT em Salvador
MICROESTÁGIO

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Terça, 28 de Mai de 2019, 08h32 | Publicado: Terça, 28 de Mai de 2019, 08h32 | Última atualização em Terça, 28 de Mai de 2019, 08h55

Após uma semana de visita técnica, grupo retornou nesse domingo, 26, para Aracaju

20190524 105843Na capital baiana, os alunos do curso técnico em Edificações (3º ano do integrado e 4º período do subsequente) e dos cursos de graduação em Engenharia Civil ( 8º e 9º períodos) e Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Sergipe - campus Aracaju, acompanhados pelos professores Karinne Santiago de Almeida, Zacarias Caetano Vieira e Eugênio Figueiredo de Albuquerque, visitaram as empresas Incenor, indústria de revestimentos cerâmicos, e IBPC - Pré-moldados de Concreto e as obras de implantação do BRT (transporte rápido por ônibus) e da avenida General Costa Subúrbio Linha Azul.20190521 074430

O grupo formado por 38 estudantes e três professores conheceu, ainda, o laboratório de Geotecnia da Universidade Federal da Bahia e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Senai, Unidade Cimatec, e realizou atualização cultural sobre a história de pontos arquitetônicos e urbanos, através de visita guiada às igrejas da Misericórdia e do São Francisco e centro histórico de Salvador. O microestágio teve início no dia 20 de maio. A turma participou também de uma visita técnica guiada ao planejamento urbano da Praia do Forte e ao Castelo Garcia d’Ávila.

A professora Karinne Santiago de Almeida, coordenadora do curso de Edificações, coordenou o evento e destaca a importância da visita técnica na vida acadêmica. “ É uma atividade relevante, pois o aluno tem a oportunidade de vivenciar conhecimentos teóricos”, avaliou. O microestágio objetiva agregar conhecimentos teórico-práticos , possibilitando a atualização dos conteúdos adquiridos em sala de aula e fazendo com que os estudantes possam atualizar-se melhor no ramo da construção civil.20190522 165008

EMPRESAS

Na IBPC - Pré-moldados de Concreto, indústria especializada em desenvolvimento de projeto, fabricação, transporte e montagem de estruturas pré-fabricadas em concreto armado e protendido, o grupo conheceu a produção da empresa: bueiros celulares, pontilhões, pontes, passarelas, fachadas, estruturas de cobertura, lajes, fundações, edificações industriais e comerciais.

A Cerâmica Incenor, uma das empresas visitadas, pertence ao grupo Fragnani que atua no setor da construção civil, fornecendo placas cerâmicas esmaltadas e porcelanatos esmaltados. Atualmente, a indústria produz 8.000.000 m²/ano.

20190524 105829Na obra de implantação do BRT de Salvador, os estudantes conheceram o projeto de construção do trecho de 2,9 km da primeira etapa (do Parque da Cidade até a Rodoviária) da Linha 1. O plano faz parte de uma área da cidade por onde passam cerca de 340 mil pessoas por dia no transporte público. O projeto do BRT em Salvador também prevê a construção de vias para a circulação de carros, bicicletas e pessoas.

A obra da avenida General Costa Subúrbio/ Linha Azul é um projeto de mobilidade urbana de Salvador, que visa conectar a orla atlântica, o centro e a região do subúrbio ferroviário na Baía de Todos os Santos – zonas da cidade que sempre viveram separadas. O objetivo é dar maior fluidez ao trânsito da capital, ajudando a alimentar o metrô da cidade, melhorando a

ssim a qualidade de vida da população.

O empreendimento contempla 9,6 km de vias duplas com três faixas em cada sentido, sendo uma dessas exclusivas para transporte de massa. Serão 10 viadutos e pontes, três túneis duplos com extensão total de 1,9 km, 7 km de ciclovias e 5 km de canais de drenagem.

20190522 111310PONTOS ARQUITETÔNICOS

No Centro Histórico de Salvador, que abrange bem mais do que a área da antiga cidadela murada, construída por Thomé de Sousa, em 1549, a turma conheceu, por meio de visita guiada, a história de pontos arquitetônicos e urbanos. O núcleo histórico da cidade é tombado pelo Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e reconhecido pela Unesco como patrimônio da humanidade, desde 1985. A área guarda muito da cidade que existiu no século 17 e no século 18, principalmente as igrejas.

Estudantes e professores também estiveram no Castelo Garcia d´Ávila, um dos principais pontos turísticos da Praia do Forte. É considerado a primeira grande edificação portuguesa no Brasil. A Casa da Torre se destacou na história da colonização e defesa do Brasil durante mais de três séculos. Em 1835, com a extinção do regime dos morgados, o castelo foi abandonado e tornou-se uma grande ruína. Em 1938, foi finalmente tombado pelo Iphan.

20190521 102919LABORATÓRIOS

Em Salvador, a turma conheceu o Laboratório de Geotecnia da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, que tem como missão determinar as propriedades mecânicas de solos com fins de pesquisa, ensino e extensão. O laboratório também desenvolve trabalhos de pesquisa na área de automação de ensaios em geotecnia, programas para cálculo do resultado dos ensaios e novos ensaios.

A equipe visitou, ainda, o Senai Cimatec, projeto que contemplará um grande complexo tecnológico e industrial numa área de 4 milhões de metros quadrados, com laboratórios avançados, plantas-piloto de grandes proporções, áreas de segurança para testes e operações de risco, além de pista de teste multiuso para projetos de Inovação tecnológica para o setor automobilístico.