Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Professores e alunos participam de Seminário Integrado de Pesquisa
MATEMÁTICA

Professores e alunos participam de Seminário Integrado de Pesquisa

Criado: Quarta, 19 de Junho de 2019, 09h26 | Publicado: Quarta, 19 de Junho de 2019, 09h26 | Última atualização em Quarta, 19 de Junho de 2019, 09h26

Evento aconteceu no dia 13 de junho, com três horas de apresentações, no campus Aracaju

Professores Seminario Integrado Pesquisa 02Ao final de cada semestre letivo, a Coordenadoria de Licenciatura em Matemática, Colima, promove um seminário para apresentações de projetos e pesquisas realizadas pelos alunos do curso. Nesta edição 2019.1, foram apresentados três projetos e quatro pesquisas concluídas. Os trabalhos foram apreciados pelas professoras doutoras Elza Ferreira e Shirley Teles, professora mestre Gláucia Dias e professor mestre Davy Christian Souza Cardoso.

Um desses projetos é O contexto da afetividade nos PPC’S (Projetos Pedagógicos) do curso de Licenciatura em Matemática o IFS na perspectiva de Henri Wallon, da aluna Erika Félix Soares Marinho Dantas. O aluno Natan Vinícius de Araújo Lima apresentou Uma análise comparativa do uso do teorema da decomposição primária e a forma canônica de Jordan em problemas de álgebra linear.Alunos Seminario de Pesquisa 01

Outro projeto apresentado no seminário foi Uma classificação dos trabalhos sobre origami do Encontro Nacional de Educação Matemática com base na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), de Ricardo Gonçalves de Oliveira Júnior. Os três alunos foram orientados pelo professor mestre Danilo Lemos Batista.

PESQUISAS CONCLUÍDAS

Entre as pesquisas executadas está Matemática e gênero: As consequências dos estereótipos na escolha profissional das Mulheres , desenvolvida pela aluna Janicleia Teles Santos. Outro estudo foi o Desenvolvimento cognitivo e síndrome de Down: limitações e capacidades relacionadas à Matemática, do aluno Cleiton Kerisson Dantas Santos.

Poster Seminario Integrado de Pesquisa 2019.1 COLIMA reduzidoO aluno Adriano Bispo Vasconcelos apresentou as Funções polinomiais do 1º e 2º graus na cinemática: Uma revisão de literatura dos trabalhos de pesquisa envolvendo aplicações (2000-2017). José Carlos Melo Silva expôs A Matemática no hospital: grandezas e medidas na posologia para anestesia. Os quatro estudantes foram orientados pela professora doutora Lenira Pereira da Silva.

O EVENTO

Os seminários integrados, afirma a coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática, Shirley Santos Teles Rocha, são ações que fazem parte do calendário da Colima, com objetivo de promover a integração das ações desenvolvidas nas disciplinas Pesquisa I e Pesquisa II.

Para os professores Danilo Lemos e Lenira Pereira, as apresentações realizadas no seminário enriquecem a formação do professor-pesquisador ao replicarem situações de compartilhamento dos resultados de uma pesquisa, assim como na promoção da troca de saberes com profissionais experientes que contribuem para o amadurecimento da prática da investigação científica.