Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Alunos conquistam medalha de prata em Olimpíada de Matemática
ETAPA NACIONAL

Alunos conquistam medalha de prata em Olimpíada de Matemática

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Quarta, 09 de Outubro de 2019, 09h50 | Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2019, 09h50 | Última atualização em Quarta, 09 de Outubro de 2019, 16h49

Três estudantes participaram da segunda fase no Rio de Janeiro

DSC 0026 c marca daguaO Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, conquistou duas medalhas de prata na 2ª Olimpíada da Matemática dos Institutos Federais, evento sediado este ano no Campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense ( IFF). Os alunos Cláudio Valdez Ribeiro e Daniel Lopes Toso foram premiados após competirem com cerca de 280 estudantes da rede federal de 158 campi do país.

DSC 0024 bEsta foi a primeira vez que o IFS - campus Aracaju obteve medalha de prata nesta competição. A OMIF foi realizada em duas etapas. A prova estadual aconteceu em maio e três alunos conseguiram a nota de corte para participar da segunda fase. Além de Claudio Ribeiro e Daniel Toso, a aluna Camille Vitória de Jesus Porto , segundo ano do curso técnico em Química, também foi classificada.

A prova da segunda etapa foi aplicada em 20 de setembro, no IFF - Campus Campos Centro, e 280 estudante do Brasil todo concorreram a 100 medalhas. Os estudantes tiveram duas horas e meia (das 15h às 17h30)para resolver cinco questões discursivas com conteúdo de matemática de nível médio. As questões foram sugeridas pelos professores dos institutos por meio de um edital e uma banca escolheu cinco para compor a prova da fase nacional da OMIF.

DSC 0018 bOs 100 melhores alunos foram premiados em cerimônia realizada no dia 22 de setembro, no IFF. Foram entregues 10 medalhas de ouro, 20 de prata, 30 de bronze e 40 de menção honrosa como premiação. Foi a primeira participação de Camille Vitória Porto, Claudio Valdez Ribeiro e Daniel Toso na Olimpíada da Matemática dos Institutos Federais.

OS MEDALHISTAS

Quem disse que matemática é difícil, não é Claudio Ribeiro ? Com 17 anos, o aluno do segundo ano do curso técnico integrado em Eletrônica do IFS-campus Aracaju revela que estuda matemática “por divertimento”. Difícil mesmo para Cláudio é calcular o significado da matemática em sua vida.

Já Daniel Toso e Camille Porto , alunos do segundo ano do curso técnico integrado em Química, também com 17 anos, aproveitaram as férias DSC 0038 bescolares de julho para es-tu-dar!!! Estudaram para a prova da Olimpíada da Matemática dos Institutos Federais enquanto a maioria dos estudantes, no meio do ano, descansava ou se divertia – não com a matemática.

No mês de setembro, Camille Porto e Daniel Toso foram premiados com medalha de ouro na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, OBA 2019, evento promovido anualmente pela Sociedade Astrônomica Brasileira (S.A.B) e a Agência Espacial Brasileira (A.E.B), com apoio do Cnpq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnológico.

Os alunos participaram da competição que reúne alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio de escolas públicas ou privadas. A OBA tem uma única fase e as provas aconteceram no dia 17 de maio deste ano em todo o país.

*com informações do IFF - campus Campos Centro

DSC 0035 b