Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Estudantes criam plano de ação para fomentar o turismo em Sergipe
DIAGNÓSTICO

Estudantes criam plano de ação para fomentar o turismo em Sergipe

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 12h45 | Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 12h45 | Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2019, 13h03

Proposta apresentada aos gestores identifica potencial turístico em quatro municípios

WhatsApp Image 2019 10 30 at 9.28.58 PM 1 bNo primeiro semestre deste ano , 20 alunos do segundo período do curso superior de Gestão em Turismo do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, visitaram os municípios da Barra dos Coqueiros, Carmópolis, Laranjeiras e Pacatuba e identificaram empreendimentos com potenciais para fomentar a atividade turística local. A partir deste diagnóstico, os estudantes elaboraram um plano de ação que prevê estratégias para o desenvolvimento do turismo nessas cidades.WhatsApp Image 2019 10 30 at 9.27.12 PM b

Os resultados da pesquisa foram apresentados durante o primeiro Colóquio de Planejamento de Gestão em Turismo, realizado em 30 de outubro, no IFS - campus Aracaju, que reuniu estudantes, professores, secretários de Turismo e Meio Ambiente e representantes dos municípios da Barra dos Coqueiros, Carmópolis, Laranjeiras e Pacatuba.

Durante o evento, os alunos colocaram à mostra uma proposta de plano de ação, fundamentada em demandas da comunidade local e/ou observação in loco, para que todos os gestores possam, a partir de agora, contar com mais informações e sugestões de empreendimentos turísticos, reconhecidos com potenciais para fomentar a atividade turística.

O Colóquio é uma atividade da disciplina de Gestão de Turismo, ministrada pela professora doutora Nara Vieira de Souza. “Este evento foi de grande WhatsApp Image 2019 10 30 at 9.27.13 PM brelevância por possibilitar a integração entre a comunidade e a instituição”, avalia a gerente de Graduação e Pós-graduação do IFS - campus Aracaju, professora mestre Iara Vanessa Mafra Bichara.

Para a professora Nara de Souza, a integração ocorreu durante a realização da pesquisa e culminou no Colóquio, momento em que o IFS teve a oportunidade de devolutiva dos dados identificados e apresentar propostas aos gestores municipais, de modo a contribuir com o turismo sergipano.

De acordo com os gestores, o evento foi importante para os municípios porque permitiu a discussão sobre questões importantes que determinam o desenvolvimento da atividade turística local. Participaram do encontro a diretora de Turismo do município de Laranjeira, Cassandra Teodoro, secretário de Industria , Comércio e Turismo da cidade de Carmópolis, José Reis Oliveira Filho, secretário de Turismo da Barra dos Coqueiros, Adailton Martins e Vanessa Freire, assessora do secretário de Turismo de Pacatuba.