Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Mostra de Sociologia apresentará pesquisas de estudantes do integrado
INTERDISCIPLINAR

Mostra de Sociologia apresentará pesquisas de estudantes do integrado

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Quinta, 21 de Novembro de 2019, 10h39 | Publicado: Quinta, 21 de Novembro de 2019, 10h39 | Última atualização em Quinta, 21 de Novembro de 2019, 10h42

Inscrições para cadastrar trabalhos estão abertas no Sistema de Publicações do IFS – SISPUBLI até amanhã, 22

Mostra de SociologiaTerça-feira, 26 de novembro, o Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, recebe a II Mostra de Sociologia: Sociedade, problemas sociais e desafios. A exposição , que ocorre das 11h30 às 13h, reunirá mais de 40 pôsteres trazendo resultados de pesquisas executadas, durante o ano letivo de 2019, por estudantes das turmas dos primeiro, segundo e terceiro anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Durante a exposição, os acadêmicos dos cursos de licenciatura em Química e Matemática do IFS participam do projeto como avaliadores dos banners produzidos pelos alunos.Mostra de Sociologia1JPG

Os pôsteres abordam, especialmente, problemáticas da sociedade local, tendo por temáticas: Machismo e violência contra a mulher, Depressão e idealização suicida entre jovens, Machismo na comunidade acadêmica do IFS, Corrupção no cotidiano, Racismo e o desempenho acadêmico, Trabalho infantil no Brasil, Desmotivação dos estudantes no Ensino Médio integrado à Educação Profissional, Precaridade da Educação brasileira, Hábitos alimentares dos estudantes do Campus Aracaju, Identidade de Gênero e Transfobia, Alcool e adolescência, Pressão familiar sobre o futuro dos jovens e Padrões de beleza e imposições da sociedade de consumo.

O evento representa o ponto mais alto do Projeto Juventudes IFS: Cidadania, trabalho e projetos de vida, submetido e aprovado na seleção para participar do Programa de Bolsas em Inovação no Ensino – PROBEN, que tem como objetivo realizar atividades de caráter interdisciplinar a partir da articulação entre ensino , pesquisa e extensão.

Mostra de Sociologia 2A mostra é dedicada aos resultados de pesquisas executadas pelos alunos, acerca de problemáticas existentes na sociedade local e/ou nacional, definida a partir dos interesses dos estudantes, de modo a tornar a produção do conhecimento significativo. Os projetos foram realizados ao longo dos quatro bimestres do ano letivo 2019, nos eixos norteadores da pesquisa : Juventudes e política (1º ano), Juventudes, formação e trabalho (2º ano) e Juventudes, identidade e problemas sociais (3º ano).

“A partir desses eixos , os estudantes foram incentivados a definir problemas de pesquisa, partindo de questões que lhes sejam provocativas e, ao mesmo tempo, apresentem relevância social e científica vinculada à suas áreas de formação profissionais”, explica a professora doutora Adeline Araújo Carneiro Farias, da Coordenação de Ciências Humanas e Sociais, CCHS. “O projeto visa realizar atividades de caráter interdisciplinar , bem como dos aspectos teóricos e práticos do componente curriculare de Sociologia, desenvolvidos junto aos alunos”, acrescenta.

PESQUISA

Mostra de sociologia3Segundo a professora mestre Iara Vanessa Mafra Bichara, da CCHS, também responsável pelo evento, a realização da mostra visa estimular os estudantes a produzirem conhecimento científico, incentivando a valorização da pesquisa enquanto estratégia pedagógica para tornar o ensino significativo. “Tencionamos também, possibilidade aos estudantes o aprendizado da produção de um dos veículos de divulgação científica, a partir da produção e apresentação de pôsteres”, afirma.