Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Jornada pedagógica terá avaliação e projeto integrador como tema central
Projeto integrador

Jornada pedagógica terá avaliação e projeto integrador como tema central

Escrito por MARIA DO SOCORRO LIMA | Criado: Quinta, 23 de Janeiro de 2020, 12h49 | Publicado: Quinta, 23 de Janeiro de 2020, 12h49 | Última atualização em Sexta, 24 de Janeiro de 2020, 12h05

Na edição do primeiro semestre de 2020, o evento espera promover ampliação de ações integradoras e inclusivas nas práticas educacionais da comunidade acadêmica

A Jornada pedagógica do campus Aracaju, 2020.1, será realizada de 29 a 31 de janeiro, com atividades das 7h30 às 17h30. A abertura do evento será realizada no dia 29, às 7h30 na Didática VII da Universidade Federal de Sergipe e contará com conferência de abertura, palestras, debates e atividades culturais. As inscrições são gratuitas e efetuadas até 27 de janeiro pelo Sistema de publicação (sispupli), no site do Instituto Federal de Sergipe (IFS).

Nos dias 30 e 31 de janeiro as atividades serão realizadas no campus Aracaju, com oficinas e reuniões de coordenações para planejamento pedagógico institucional.

A jornada pedagógica do campus Aracaju é um evento realizado na semana anterior ao início das atividades acadêmicas de cada semestre e, reúne os professores, alunos dos programas de mestrado, pedagogos e técnicos em assuntos educacionais, com vistas à reflexão sobre os desafios teóricos e metodológicos enfrentados nas práticas pedagógicas da educação profissional e tecnológica (EPT).

Segundo a professora Elze Kelly Barbosa Vieira, presidente da comissão organizadora, nesta edição, o objetivo do evento será potencializar as ações de integração no Instituto Federal de Sergipe, discutir os fundamentos dessa temática na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e, fomentar o diálogo e a construção de práticas educacionais integradoras.

Desta forma, o evento pretende contribuir para a capacitação da comunidade acadêmica do campus Aracaju acerca de temas relevantes relacionados ao ensino, pesquisa e extensão, com foco na Educação profissional e tecnológica, para promover o bom andamento das atividades pedagógicas ao longo do ano letivo.

Programação

JORNADA P 2020 1 PROGRAMAÇÃO 1200x882pxA conferência de abertura terá como tema Aprendizagem significativa, proferida pelo professor doutor Marco Antônio Vieira, com larga  experiência no assunto, em sua trajetória docente no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no período de 1967 a 2012 e, como professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Física daquele instituto, de 2002 a 2013. O professor Marco Antônio Moreira é docente colaborador da Universidade de Burgos (Espanha), desde o ano de 1998. A coordenação da atividade será feita pelo professor doutor Lício Valério Lima Vieira (IFS).

Em seguida, o tema abordado será A relação dialética entre ensino, aprendizagem e avaliação, proferida pelo professor doutor João Luiz Gasparin, professor associado da Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência na área de Educação e, sua produção acadêmica é dedicada principalmente nos temas ensino-aprendizagem, educação, formação docente, métodos de ensino e didática. A atividade será coordenada pela professora mestre Aline Santos Soares Bezerra (IFS)

A terceira palestra será proferida pelo professor doutor Werther Alexandre de Oliveira Serralheiro, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que discorrerá sobre o tema Projeto integrador como ferramenta de indissociabilidade: ensino, pesquisa e extensão, coordenada pela professora mestre Leila Buarque Couto de Matos (IFS).

Professor Werther Serralheiro pesquisa no campo da Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais, atuando principalmente nos temas Automação, Controle de Processos e Robótica Móvel.

No dia 30 de janeiro, quinta-feira, das 8 às 12h, serão realizadas 11 oficinas sob diversos temas que dialogam com a temática central do evento. Das 13h30 às 17h30, ocorrerão as atividades de planejamento nas coordenações de curso.

As programação da Jornada pedagógica 2020.1 continuará na sexta-feira, 31 de janeiro, com os trabalhos realizados nas coordenações de cursos do campus Aracaju.