Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Projeto do Campus Aracaju incentiva a prática de exercícios físicos em casa

Projeto do Campus Aracaju incentiva a prática de exercícios físicos em casa

Criado: Quinta, 19 de Novembro de 2020, 13h32 | Publicado: Sexta, 20 de Novembro de 2020, 11h58 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2020, 12h03

Iniciativa que começou de forma presencial, agora acontece nas redes sociais se adaptando ao novo normal

Por Victoria Costa | com supervisão profissional de Marineide Bonfim (MTb 495/SE)

aedbc5c0 6d7e 4965 97f5 f86757329310O Projeto Movimento e Saúde da Coordenadoria de Educação Física do Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus Aracaju, teve as suas atividades presencias suspensas em março deste ano, devido à pandemia do Coronavírus, mas a equipe não parou. Professores e bolsistas reinventaram o programa criando vídeos treinos, divulgados nas redes sociais oficiais da instituição, para estimular a prática de exercícios físicos em casa, durante o período de isolamento. Até o dia 11 de novembro, foram postados 59 vídeos, alcançando quase 30 mil visualizações. No Instagram, as publicações alcançaram mais de 24 mil pessoas, com média de 400 visualizações por vídeo.image1

A primeira videoaula foi postada no dia 14 de abril nas mídias sociais do IFS campus Aracaju - Instagram, Facebook, Twitter e Youtube. O professor de Educação Física, Marcos França, coordenador do projeto, conta que para se adaptar a essa nova realidade a equipe resolveu criar uma dinâmica diferente para os treinos. “A pandemia pegou a todos de surpresa e levamos um tempo para entendermos quais estratégias desenvolveríamos, por meio do Projeto Movimento e Saúde, para contribuir nesse momento inédito na vida das pessoas”, relembra.

A equipe desenvolveu duas séries de vídeos: a primeira intitulada "Treino em Casa", para os sedentários, com exercícios simples e possíveis de serem realizados em casa por qualquer pessoa, independentemente do seu nível de condicionamento físico. A segunda, chamada de "Desafio Naput", para os fisicamente ativos, foi restrita aos alunos do projeto, praticantes de musculação na academia do campus Aracaju.

educ saude 03Todo o cenário e as séries foram pensadas de uma forma que o público consiga executar os exercícios em casa, em pequenos espaços e utilizando a estrutura da residência (escada, paredes, etc.). “ Optamos por privilegiar exercícios para a manutenção da resistência muscular localizada e alongamentos, sem, no entanto, deixar de lado a orientação de algumas atividades de características aeróbicas”, afirma o coordenador de Educação Física.

Para aumentar o engajamento nas postagens dos vídeos, a equipe utilizou hastags que estavam em alta durante o isolamento e que remetem aos treinos, como, #quarentreino e #quarentreina. “ O objetivo de atingir bastante público tem sido alcançado, e os números de visualizações, curtidas, compartilhamentos e os comentários recebidos são positivos”, avalia Marcos França.

NOVA FASE

educ saude 01Após oito meses, com os resultados alcançados, o projeto ganhará nova roupagem com atividades dinâmicas e diversificadas. “Percebemos que a intensificação desse meio de comunicação exige de cada um de nós extrema capacidade criativa para que o público não se canse do formato, por isso começamos uma segunda fase bastante dinâmica e divertida para o público. ”, anuncia o coordenador do Movimento e Saúde.

Nessa etapa, serão apresentadas quatro séries na conta do projeto (@movimentoesaude_ifsaracaju), criada pelo grupo no dia 12 de novembro. A primeira atividade “Você pergunta, a gente responde” permitirá a interação dos seguidores com a equipe do projeto, que responderão perguntas relacionadas à atividade física. A segunda ação "Faça o certo", mostrará a correta execução de exercícios, destacando a importância de uma boa postura para um melhor resultado e segurança.

A terceira atividade “Mitos e Verdades” desmistificará, por meio de informações cientificamente comprovadas, o que é ficção e o que é fato na atividade comprovadas. Por último, o evento “Tbt da Galera” trará lembranças das aglomerações, antes da pandemia, da comunidade acadêmica praticando atividade física no campus Aracaju. As atividades continuarão remotas, mas a equipe prepara ações ao ar livre, com procedimentos de segurança.

educ saude 02EQUIPE

O projeto Movimento e Saúde foi lançado em 2019 com o intuito de promover a saúde por meio de atividades físicas. As ações começaram a serem executadas em fevereiro deste ano, com atividades de musculação. Em março foi ofertado Karatê, porém o projeto suspendeu as suas ações presenciais devido a pandemia.

Participam do projeto os professores de Educação Física Elber Gama, Fábio de Castro, Marcos Franca e os bolsistas Aldair Batista Santos, Jacyabbe Sarah Alves Santos, Joaquim de Almeida Neto e Newton Benites Carvalho Lima.