Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Estudantes de Matemática apresentam projetos durante Seminário de Pesquisa
LICENCIATURA

Estudantes de Matemática apresentam projetos durante Seminário de Pesquisa

Criado: Segunda, 14 de Dezembro de 2020, 15h00 | Publicado: Segunda, 14 de Dezembro de 2020, 16h55 | Última atualização em Segunda, 14 de Dezembro de 2020, 17h08

Evento foi realizado entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro com a participação de professores, alunos e ex-alunos

Por Victoria Costa | com supervisão profissional de Marineide Bonfim (MTb 495/SE)

FOTO 2 SEMINÁRIO PESQUISAO I Seminário Virtual de Pesquisa, organizado e coordenado pelo professor doutor Ênio Gomes Araujo e professora doutora Lenira Pereira da Silva, da Coordenadoria de Licenciatura em Matemática, Colima, proporcionou aos estudantes aprendizado na apresentação de seus projetos de pesquisa construídos durante todo o semestre letivo de 2020.1.

A iniciativa teve o objetivo de encerrar a disciplina de Pesquisa I do curso de Licenciatura em Matemática, permitindo aos alunos a experiência profissional de passar por uma banca de avaliação já que a atividade simulava a concorrência de uma vaga de mestrado em uma universidade.20201203 165300

Todos os projetos foram apresentados em um tempo máximo de 10 minutos e submetido a uma banca avaliativa composta por professores do IFS. Durante as exibições os avaliadores sugeriram modificações com o intuito de aperfeiçoar ainda mais os trabalhos para a exequibilidade do projeto na disciplina Pesquisa II.

Os alunos participantes receberam uma certificação de 4h, importante para qualificar os currículos dos estudantes e contribuir para a complementação de carga horária de Atividades Complementares no curso. Além disso, os estudantes tiveram oportunidade de trocar experiências entre eles e com os profissionais.

CartazPesquisaI20201Para os organizadores do seminário, o prof. dr. Ênio Gomes Araujo e a profª dra. Lenira Pereira da Silva, a sensação é de dever cumprido e de propósito alcançado. “O resultado foi uma excelente apresentação de projetos. Nossos objetivos como professores da disciplina de Pesquisa I foram alcançados e os alunos estão engajados, preparados”, garante Ênio Gomes.

A coordenadora de Licenciatura em Matemática do IFS, professora doutora Shirley Teles, afirma que a iniciativa tem uma importância relevante no sentido de aproximar o estudante da área da pesquisa ainda na graduação. Segundo ela, mesmo sendo virtual, o seminário não deixou a desejar e cumpriu todos os requisitos necessários para um evento da magnitude.

A disciplina de Pesquisa I tem como objetivo imergir o aluno na área de pesquisa de iniciação científica que pode ser desenvolvida nas três áreas: Matemática Pura; Matemática Aplicada; Educação Matemática. O seminário contou com a participação de professores da coordenação de Matemática, alunos e ex-alunos do curso.