Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > IFS Aracaju promove sexta (18) mais uma edição do Culto Ecumênico
FIM DE ANO

IFS Aracaju promove sexta (18) mais uma edição do Culto Ecumênico

Criado: Terça, 15 de Dezembro de 2020, 17h12 | Publicado: Terça, 15 de Dezembro de 2020, 17h26 | Última atualização em Terça, 15 de Dezembro de 2020, 17h45

Por Francielle Oliveira | com supervisão profissional de Marineide Bonfim (MTb 495/SE)

CONVITE CULTO ECUMENICO FABIOA Direção-geral do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, realiza nesta sexta-feira, dia 18 de dezembro, a partir das 10h, o seu Culto Ecumênico, que reunirá representantes religiosos para discutir sobre o tema “Renascimento e Fé”. Devido a pandemia a celebração será virtual com transmissão através do canal oficial IFS Campus Aracaju no Youtube. O evento tem como objetivo principal aproximar a comunidade acadêmica e promover uma reflexão nas celebrações de fim de ano.27385020729 106bb9e9e2 o

O tema dessa edição será abordado por quatro representantes de religiões distintas, são eles padre Flaviano Oliveira Fonseca, vigário da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do Conjunto Agamenon Magalhães, pastor José Nilton de Melo, da Primeira Igreja Batista do Conjunto Augusto Franco, a manifestação Espírita se dará por meio da expositora Euza Maria Gentil Missano Costa, integrante do Grupo Espírita Trabalhadores do Bem, membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho (NEPE) e da Academia de Letras Espíritas e, representando as religiões Afro-brasileiras o candomblecista Fernando José Aguiar.

De acordo com o diretor-geral Elber Gama o tema deste ano “Renascimento e Fé” traz uma importante mensagem, elber DSC 0171 b 800x600“Vivemos um período de pandemia, e com ele uma série de impactos, nesse momento buscar o renascimento análogo ao nascimento de Jesus, faz com que busquemos renascer no sentido de se reinventar, enfrentar as dificuldades, não esmorecer e caminhar sempre no caminho da vitória e do sucesso. E é necessário a fé para termos persistência e fortalecimento”.

O culto é uma realização da Direção-geral com a Assessoria de Comunicação Social, Ascom. A solenidade que ocorre pelo sexto ano consecutivo, será conduzida pela mestre de cerimônia Glória Maria Vasconcelos Amaral, servidora da Biblioteca do campus Aracaju. Um dos objetivos buscados pela organização da solenidade é ampliar a mesa de convidados a cada ano com representantes das religiões e crenças.

A instituição considera que a confraternização natalina não deve privilegiar uma só religião, a fim de não ferir o conceito de laicidade. “O importante é o fortalecimento da nossa fé e esperança, independente do que escolhemos seguir, numa perspectiva de buscarmos sermos seres humanos cada vez melhores”, explica o diretor-geral.23659834062 cc705ae772 o

As solenidades religiosas integram os costumes da cultura brasileira, está presente na história da sociedade e tem uma representatividade expressiva na comunidade do IFS – campus Aracaju. O primeiro culto aconteceu em 2016 na gestão do atual diretor Elber Gama, que inseriu oficialmente a celebração no calendário de eventos da instituição, sempre buscando trazer temas relevantes e reflexivos para a comunidade acadêmica.