Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Oficina estimula o uso de recursos digitais na produção de aulas remotas
CAPACITAÇÃO

Oficina estimula o uso de recursos digitais na produção de aulas remotas

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Terça, 30 de Março de 2021, 11h07 | Publicado: Terça, 30 de Março de 2021, 11h07 | Última atualização em Terça, 30 de Março de 2021, 11h08

Evento aconteceu nos dias 25 e 26 de março, remotamente através do Google Meet

Registro Oficina PIBID RPA 1ª Oficina PIBID-RP de Produção de Conteúdos para Aulas Remotas reuniu cerca de 80 participantes, professores da educação básica das redes públicas de ensino e alunos das licenciaturas. O evento foi organizado pelos professores Danilo Lemos Batista, coordenador da área de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Rodrigo Bozi Ferrete, coordenador da área de Matemática do Residência Pedagógica, da Coordenadoria de Licenciatura em Matemática (Colima) do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, para promover capacitação sobre o uso de recursos digitais na produção de aulas remotas.

Considerando os desafios que os professores têm passado no contexto da pandemia, e a realidade da rede estadual, foram apresentadas as ferramentas Canva e Google Formulários como possibilidades de recursos para produção de material didático adequado aos ambientes usados pelas equipes das unidades, a exemplo do WhatsApp. Educadores e alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IFS puderam ampliar o repertório de recursos digitais para a prática docente no contexto da pandemia do Covid-19.

Registro da oficina PIBID RP 2O Pibid e o RP são programas institucionais apoiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior , Capes, que já tem ações desenvolvidas em escolas da rede estadual desde o final de 2020. A inscrição foi aberta apenas para alunos bolsistas e professores das escolas atendidas pelos programas, na área da Matemática. Além das interações ao vivo, parte das atividades da oficina também ocorreram em um grupo do WhatsApp criado para simular o uso dos materiais na plataforma.

O professor Danilo Lemos Batista explicou o objetivo da iniciativa de capacitação sobre o uso de recursos digitais na produção de aulas remotas. “Decidimos articular as ações dos dois programas porque nosso contato com as escolas desde outubro do ano passado tem evidenciado as demandas dos professores da rede estadual. Ofertamos para todos os docentes, além da Matemática, porque queríamos colaborar com as unidades atendidas como um todo nesse início de ano letivo na rede. Ficamos muito satisfeitos com a adesão.”