Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Projeto-piloto quer reduzir evasão durante ensino remoto
INICIATIVA

Projeto-piloto quer reduzir evasão durante ensino remoto

Criado: Terça, 20 de Abril de 2021, 14h43 | Publicado: Terça, 20 de Abril de 2021, 14h43 | Última atualização em Terça, 20 de Abril de 2021, 14h43

Ação ajuda minimizar impactos da pandemia no curso de Licenciatura em Matemática

Projeto piloto quer reduzir evasão durante ensino remotoO Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, por meio da Coordenação de Licenciatura em Matemática, Colima, implementou projeto-piloto voltado à ambientação dos alunos ingressantes ao ensino remoto. A ação teve início no dia 26 de janeiro deste ano e encerrou no dia 13 de abril, em sala virtual do meet. Os encontros eram semanais, às terças-feiras, das 13h30 às 14h30.
O projeto, criado pela professora doutora Shirley Teles Rocha e pelo professor mestre Danilo Lemos, da Colima, tem como objetivos diminuir o impacto do ensino remoto, amenizando o isolamento social, aproximar coordenação dos alunos e fortalecer a relação entre os alunos. A proposta busca aplacar o índice de evasão que tem aumentado no ensino remoto.

A ideia é criar um ambiente mais acolhedor para os alunos ingressantes despertando uma sensação de pertencimento e identidade inerente ao convívio social dos modelos presenciais. “Somos geneticamente sociais, segundo Wallon, no ambiente remoto essa nossa constituição precisa ser potencializada através desses mecanismos, para que esses encontros com o outro aconteçam e que os alunos possam se vincular entre eles, formando grupos de estudo assim como para compartilhar experiências para que possam galgar a graduação juntos”, explica a coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática, Shirley Rocha.
Cada encontro teve em média oito alunos e os estudantes que participaram permanecem no curso. Professores e ingressantes avaliam positivamente o impacto da ação. Para a professora Tatiane Livi, de Cálculo I, o projeto auxiliou no fortalecimento do vínculo dos alunos e na permanência deles no curso.