Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Feira traz conteúdo interativo como recurso didático ao ensino da matemática
AÇÃO ACADÊMICA

Feira traz conteúdo interativo como recurso didático ao ensino da matemática

Criado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 11h53 | Publicado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 11h53 | Última atualização em Quinta, 16 de Setembro de 2021, 12h03

As salas permanecem abertas para visitantes até sábado (18)

Por Marineide Bonfim

MATEMATICA FOTO 2 Image 2021 09 14 at 22.00.20A Coordenadora do Laboratório de Ensino Matemática (LEM) do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, realizou, nos dias 8 e 9 de setembro, uma feira virtual no ambiente https://www.kumospace.com/laboratorio, plataforma que permite a criação de espaços interativos que simulam ambientes físicos e adota um modelo de interação semelhante aos jogos multiplayer online. As salas da I Feira Virtual do LEM permanecerão abertas para visitantes até sábado (18), mas sem o acompanhamento simultâneo dos alunos.

A feira é aberta a qualquer pessoa interessada em explorar o universo lúdico da matemática e ter uma experiência de interação inovadora no contexto educacional. De acordo com a coordenadora do laboratório, professora doutora Lenira Pereira, não há registros de outras atividades acadêmicas semelhantes a essa desenvolvida pelo IFS, trazendo um caráter de ineditismo e pioneirismo.

O evento enriquece as experiências de formação dos alunos da Licenciatura, desde a criação de recursos didáticos para o ensino da matemática até a sua apresentação metodológica por meio de uma plataforma que simula as vivências presenciais que ocorrem geralmente em eventos no formato de feiras científicas e exposições.

MATEMATICA FOTO 3 2021 09 14 at 22.01.03A feira expõe atividades desenvolvidas pelos alunos da disciplina Laboratório de Ensino de Matemática: Arthur Barroso, Cassiano Costa, Lucas Fabrício, Luciely Santos, Maria Letícia, Noely Silva e Tiago Almeida. A ação trouxe vídeos, conteúdos interativos e, principalmente, a interação entre os visitantes e os alunos expositores, nos dias 8 e 9 de setembro. O evento foi coordenado pela professora doutora Lenira Pereira.

A atividade promoveu a disseminação de uma nova forma de ação acadêmica, pois possibilitou a presença de outras instituições de ensino com seus alunos, professores e pesquisadores.