Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Semana Acadêmica de Turismo acontecerá em 27 a 29 de outubro
IV SEMATUR

Semana Acadêmica de Turismo acontecerá em 27 a 29 de outubro

Escrito por MARIA DO SOCORRO LIMA | Criado: Segunda, 25 de Outubro de 2021, 12h37 | Publicado: Segunda, 25 de Outubro de 2021, 12h37 | Última atualização em Segunda, 25 de Outubro de 2021, 12h37

Evento pretende problematizar o tema “Novos tempos da Hospitalidade” com reflexões entre profissionais e estudantes da área a partir do cenário atual e a relevância do setor turístico

SEMATUR 21 FOTO CAPAO Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, por meio da sua Coordenação de Tecnologia em Gestão de Turismo (CGT), Escritório Modelo de Turismo - Emtur, e da Coordenadoria de Hospitalidade e Lazer – COHL, realizará, no período de 27 a 29 de outubro de 2021, a quarta edição da Semana Acadêmica de Turismo, Sematur.

O evento tem como tema “Novos tempos da Hospitalidade” e visa promover reflexões entre estudantes, profissionais e representantes do mercado de trabalho sobre o momento atual, em que as pessoas continuam convivendo com a pandemia causada pela Covid-19.

A Sematur será composta por conferência de abertura e palestras virtuais, realizadas nos turnos matutino e noturno (ver programação), com transmissão no canal oficial do Emtur na plataforma do Youtube. As inscrições continuarão abertas até 27 de outubro de 2021, pelo Sistema de Publicações do IFS, Sispubli.

O passo a passo para quem não possui cadastro ainda, também pode ser acessado no @sematur.ifs O evento pretende reunir participantes que atuam na área, tanto aqueles que se dedicam ao ensino e à pesquisa, como estudantes da graduação, cursos técnicos e do mestrado profissional em turismo, profissionais e o público externo que se interessar pelo tema.

A coordenadora do Escritório Modelo de Turismo e presidente da Comissão Organizadora da Sematur– IFS, professora doutora Nara Vieira de Souza, afirma que esta edição considera em seu planejamento a apresentação de alternativas criadas por empreendedores que pretendem atuar no mercado turístico de Sergipe, por aqueles que já estão no mercado e, sentem a necessidade de reagir a novos desafios. “A hospitalidade é um alicerce para o desenvolvimento da atividade turística, o que determina a importância desse tema para reflexões entre profissionais e estudantes do turismo, destaca professora Nara Vieira de Souza.

No momento atual, em que as pessoas continuam convivendo com a pandemia causada pela COVID-19, as discussões sobre a hospitalidade tornaram-se ainda mais necessárias, visto que o distanciamento e o isolamento social induziram a novas formas de tratamento entre os povos. Neste sentido, as organizações investiram em criatividade e inovação para se aproximarem dos seus públicos, não só objetivando a venda de produtos e serviços, mas, sobretudo, para acolhê-los nesse cenário de grandes desafios".

Serão ouvidos profissionais dos segmentos turísticos de agenciamento e operações turísticas, de alimentos e bebidas, hospedagem e eventos, a fim de conhecer e entender as suas estratégias para manter seus negócios, tendo em vista, por exemplo, a utilização de recursos da tecnologia e inovação, comunicação mercadológica, gestão de pessoas, criatividade, acessibilidade e sustentabilidade.

Resultados esperados

O evento pretende trazer como resultados estratégias utilizadas pelos gestores que atuam no turismo, para a oferta dos seus produtos e serviços no cenário de pandemia, informações sobre o planejamento estratégico do turismo para o município de Aracaju, considerando a retomada do turismo local, ações empreendedoras para o fortalecimento da hospitalidade em Sergipe, apresentação de empreendimentos que iniciaram suas atividades no estado de Sergipe durante a pandemia, exposição de atrativos e produtos turísticos, voltados para a inovação e criatividade no turismo receptivo de Sergipe.

Origem

A Sematur – IFS é um evento de caráter científico e tecnológico, realizado pela Coordenação de Tecnologia em Gestão de Turismo, desde 2018, sob a coordenação do Escritório Modelo de Turismo, em comemoração ao dia internacional do turismo (27 de setembro). A semana configura-se como um espaço de fortalecimento dos cursos do eixo, por meio de práticas interdisciplinares e integrativas, com o intuito de promover a interação dialógica entre docentes, discentes, e representantes do mundo do trabalho.

O evento é resultado de uma organização conjunta com a Coordenadoria de Hospitalidade e Lazer - COHL, a SEMATUR - IFS prioriza temáticas que contemplem o aprendizado dos estudantes dos cursos superior e técnico. Do mesmo modo, conta com a parceria do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Turismo - PPMTUR, e dos discentes monitores, estagiários e voluntários do Curso de Gestão de Turismo.

A comissão organizadora é integrada pelos professores Nara Vieira de Souza (presidente da comissão), José Carlos Santos Cunha (coordenador da CGT), Luiz Carlos Gonçalves (coordenador da COHL), Jorgenaldo Calazans dos Santos (representante do PPMTUR), Mirela Carine Santos Araújo e Cristiane Santos Picanço (representantes dos docentes dos cursos superior e técnico de Turismo do IFS Campus Aracaju).

27/10/2021 – Quarta-feira (noite)
Atividade: Boas-vindas aos participantes do evento
Palestrantes: Representantes da Direção do Campus Aracaju, da CGT, da Coordenação do Escritório Modelo de Turismo e membros da equipe organizadora da SEMATUR - IFS

Horário: 19h20min
Atividade: Apresentação do Projeto Coral CantIFS.

Horário: 19h40min
Atividade: Conferência de abertura
Palestrante: Sr. José Wilson dos Santos (Presidente do Grupo Vidam)
Tema: Empreendedorismo na Hospitalidade de Sergipe