Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Comunidade interage com projetos de ciência através do ‘IFS na Rua’
CAMPUS LAGARTO

Comunidade interage com projetos de ciência através do ‘IFS na Rua’

Escrito por ADRINE CABRAL CASADO | Criado: Quinta, 17 de Novembro de 2016, 11h25 | Publicado: Quinta, 17 de Novembro de 2016, 11h25 | Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2016, 15h09

IFS na Rua 2016 12Com o objetivo de divulgar o que acontece no IFS, ação atraiu moradores da cidade que aproveitaram para conhecer os projetos e se informar sobre processos seletivos

Crianças, jovens, adultos. Pessoas de diversas idades compareceram à Praça do Rosário, em Lagarto, na última quarta-feira, dia 9, com o objetivo de conhecer o que acontece no campus do Instituto Federal de Sergipe (IFS) da cidade. Muitos ficaram surpresos ao conhecer melhor sobre os cursos, projetos de ciência e tecnologia, além dos benefícios que a instituição oferece aos seus alunos.

IFS na Rua 2016 3Um deles foi o estudante Leonardo Ramos, de 18 anos. “Vim para conferir o que o IFS oferece em sua grade de cursos. Fiquei empolgado com a variedade e também com o que posso encontrar na instituição, como o investimento em pesquisas e outros benefícios. Com certeza pretendo participar do próximo processo seletivo”, ressalta.

Pablo Victor Costa, também de 18 anos, também pretende ser aluno do IFS. “Parabenizo a instituição pela iniciativa de trazer as ações para a cidade porque, como o campus é afastado do centro, temos dificuldades de ir lá conferir. Aproveitei o ‘IFS na Rua’ para conhecer”, pontua.

IFS na Rua 2016 4Visibilidade

Além do benefício da comunidade da cidade conhecer a instituição, o ‘IFS na Rua’ também é uma grande oportunidade para os atuais alunos do campus envolvidos em pesquisas. “É muito gratificante apresentar todo o que desenvolvemos de estudos e projetos para nossa comunidade”, comemora Miguel Soares, aluno de Eletromecânica do IFS/Campus Lagarto que apresentou um projeto de acionamento pneumático.

IFS na Rua 2016 13Por sua vez, Eduardo Felipe da Silva, aluno de Redes de Computadores do IFS/Campus Lagarto, apresentou a pesquisa sobre kinects da qual faz parte. “São sensores que captam movimento para interagir com a tela. No nosso estudo, este sistema é utilizado para o desenvolvimento de jogos educacionais”, explica o estudante e pesquisador.

No stand da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão, a pró-reitora Ruth Sales Gama de Andrade falou sobre os benefícios que a instituição proporciona ao pesquisador, seja ele aluno ou professor. “Somos o único Instituto Federal do Brasil que oferece pesquisa, extensão e inovação. Para tanto, contamos com diversas ações, tais como publicações de livros através de editora própria, além de Comitês de Ética e de Pesquisa, dos Núcleo de Inovação Tecnológica, do Polo de Pesquisa e Inovação, além de participação em programa de bolsas e oferecimento de mestrados institucionais”, cita a pró-reitora.

IFS na Rua 2016 16Na análise do diretor geral do Campus, José Osman dos Santos, o evento superou todas as expectativas. “Esta segunda edição foi marcada pela forte presença da comunidade local, pois registramos um aumento considerável no número de visitantes. Como o nosso objetivo era promover o diálogo com os cidadãos lagartenses, podemos dizer que conseguimos cumprir com o esperado em público e também no nível dos trabalhos apresentados”, ressalta o diretor.

IFS na Rua 2016 1Das 16h às 20h, a segunda edição do ‘IFS na Rua’ apresentou projetos dos cursos de Edificações, de Sistema de Informação, de Eletromecânica, de Física, além de experimentos de química e projetos de informática. Também fez parte do evento o setor de saúde escolar, além de um stand com informações sobre processos seletivos, apoio aos estudantes e outras ações do campus. Ao anoitecer, os visitantes foram contemplados com atrações musicais das bandas Kalango's - formada por professores do IFS - e Forró Pega na Rua.