Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Comunidade interage com projetos de ciência através do ‘IFS na Rua’
Início do conteúdo da página
CAMPUS LAGARTO

Comunidade interage com projetos de ciência através do ‘IFS na Rua’

Escrito por ADRINE CABRAL CASADO | Criado: Quinta, 17 de Novembro de 2016, 11h25 | Publicado: Quinta, 17 de Novembro de 2016, 11h25 | Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2016, 15h09

IFS na Rua 2016 12Com o objetivo de divulgar o que acontece no IFS, ação atraiu moradores da cidade que aproveitaram para conhecer os projetos e se informar sobre processos seletivos

Crianças, jovens, adultos. Pessoas de diversas idades compareceram à Praça do Rosário, em Lagarto, na última quarta-feira, dia 9, com o objetivo de conhecer o que acontece no campus do Instituto Federal de Sergipe (IFS) da cidade. Muitos ficaram surpresos ao conhecer melhor sobre os cursos, projetos de ciência e tecnologia, além dos benefícios que a instituição oferece aos seus alunos.

IFS na Rua 2016 3Um deles foi o estudante Leonardo Ramos, de 18 anos. “Vim para conferir o que o IFS oferece em sua grade de cursos. Fiquei empolgado com a variedade e também com o que posso encontrar na instituição, como o investimento em pesquisas e outros benefícios. Com certeza pretendo participar do próximo processo seletivo”, ressalta. 

Pablo Victor Costa, também de 18 anos, também pretende ser aluno do IFS. “Parabenizo a instituição pela iniciativa de trazer as ações para a cidade porque, como o campus é afastado do centro, temos dificuldades de ir lá conferir. Aproveitei o ‘IFS na Rua’ para conhecer”, pontua.

IFS na Rua 2016 4Visibilidade

Além do benefício da comunidade da cidade conhecer a instituição, o ‘IFS na Rua’ também é uma grande oportunidade para os atuais alunos do campus envolvidos em pesquisas. “É muito gratificante apresentar todo o que desenvolvemos de estudos e projetos para nossa comunidade”, comemora Miguel Soares, aluno de Eletromecânica do IFS/Campus Lagarto que apresentou um projeto de acionamento pneumático.

IFS na Rua 2016 13Por sua vez, Eduardo Felipe da Silva, aluno de Redes de Computadores do IFS/Campus Lagarto, apresentou a pesquisa sobre kinects da qual faz parte. “São sensores que captam movimento para interagir com a tela. No nosso estudo, este sistema é utilizado para o desenvolvimento de jogos educacionais”, explica o estudante e pesquisador.

No stand da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão, a pró-reitora Ruth Sales Gama de Andrade falou sobre os benefícios que a instituição proporciona ao pesquisador, seja ele aluno ou professor. “Somos o único Instituto Federal do Brasil que oferece pesquisa, extensão e inovação. Para tanto, contamos com diversas ações, tais como publicações de livros através de editora própria, além de Comitês de Ética e de Pesquisa, dos Núcleo de Inovação Tecnológica, do Polo de Pesquisa e Inovação, além de participação em programa de bolsas e oferecimento de mestrados institucionais”, cita a pró-reitora.

IFS na Rua 2016 16Na análise do diretor geral do Campus, José Osman dos Santos, o evento superou todas as expectativas. “Esta segunda edição foi marcada pela forte presença da comunidade local, pois registramos um aumento considerável no número de visitantes. Como o nosso objetivo era promover o diálogo com os cidadãos lagartenses, podemos dizer que conseguimos cumprir com o esperado em público e também no nível dos trabalhos apresentados”, ressalta o diretor.

IFS na Rua 2016 1Das 16h às 20h, a segunda edição do ‘IFS na Rua’ apresentou projetos dos cursos de Edificações, de Sistema de Informação, de Eletromecânica, de Física, além de experimentos de química e projetos de informática. Também fez parte do evento o setor de saúde escolar, além de um stand com informações sobre processos seletivos, apoio aos estudantes e outras ações do campus. Ao anoitecer, os visitantes foram contemplados com atrações musicais das bandas Kalango's - formada por professores do IFS - e Forró Pega na Rua.
 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57