Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Discentes ampliam conhecimentos em visita a museu e a exposição interativa
CAMPUS LAGARTO

Discentes ampliam conhecimentos em visita a museu e a exposição interativa

Criado: Quarta, 18 de Janeiro de 2017, 10h25 | Publicado: Quarta, 18 de Janeiro de 2017, 10h25 | Última atualização em Quarta, 18 de Janeiro de 2017, 10h25

O objetivo foi ampliar de forma prática um dos projetos inter e multidisciplinar da CCHS, com ênfase no corpo humano, através da exposição ‘O fantástico corpo humano’, além de ampliar seus conhecimentos sobre a história de Sergipe, no Museu da Gente Sergipana.

Visita museu e exposicao 1No último sábado, dia 14, um ônibus com 38 alunos dos cursos técnicos integrados de Redes de Computadores e Edificações partiu do Campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe (IFS) com uma missão: desvendar de forma interativa os conhecimentos adquiridos em sala de aula através de visitas técnicas. Organizada pela Coordenação de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), a expedição dos discentes contou com paradas na exposição denominada ‘O fantástico corpo humano’, no Shopping Riomar, e no Museu da Gente Sergipana, ambos em Aracaju.

Visita museu e exposicao 2De acordo com a professora Luciana Bitencourt, coordenadora da CCHS, o objetivo destas visitas técnicas foi ampliar de forma prática um dos projetos inter e multidisciplinar da CCHS. “Isso de modo que os discentes pudessem evidenciar de forma concreta, conjunta, interativa e dinâmica, a afinidade e diversidade das disciplinas de química, artes, biologia, geografia, sociologia, matemática e línguas portuguesa e espanhola com ênfase no corpo humano considerando nossas fraquezas e fortalezas; além de ampliar seus conhecimentos sobre a história de Sergipe, contornando seus valores culturais, tão importantes para que se firme a identidade do nosso povo”, ressalta. Oito docentes de diversas áreas acompanharam os alunos.

Visita museu e exposicao 3Para a coordenadora, o museu e a exposição foram importantes devido a multidisciplinariedade que abordam. “No campus Lagarto, os conteúdos destas disciplinas são estudados de modo que a inter-relação exista entre elas, assim não temos ouvido dos discentes o velho e cansativo questionamento sobre o porquê de estudar uma ou outra disciplina. Logo, os resultados alcançados se refletiram na satisfação é ampliação dos conhecimentos dos discentes em relação aos conteúdos abordados em sala e discutidos e vivenciados na exposição sobre o corpo humano e no Museu da Gente Sergipana”, explica Luciana.

Visita museu e exposicao 4Por fim, ela avalia que os resultados com a visita foram acima das expectativas. “Podemos afirmar que, a partir das atividades realizadas in loco, durante a visita, e em sala evidenciamos maior motivação dos discentes na realização dessas atividades bem como melhor desempenho quanto às respostas obtidas, confirmando a relevância de atividades extra classe que conduza além sala de aula o processo de ensino e aprendizagem que deve ser continuo e multidisciplinar na prática”, finaliza.