Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Parceria com prefeitura viabiliza oportunidade de estágio para alunos
EDIFICAÇÕES

Parceria com prefeitura viabiliza oportunidade de estágio para alunos

Escrito por ADRINE CABRAL CASADO | Criado: Quarta, 20 de Setembro de 2017, 14h53 | Publicado: Quarta, 20 de Setembro de 2017, 14h53

Prefeitura Municipal de Lagarto contrata 12 discentes do curso subsequente em Edificações do Campus Lagarto para auxiliar no trabalho de atualização do cadastro imobiliário da região.

ESTAGIO EDIFICAÇÕES1O estágio é mais uma etapa importante para a formação do estudante que pretende ingressar com êxito no mercado de trabalho. Pensando nisso, o Instituto Federal de Sergipe - Campus Lagarto firmou uma parceria com a Prefeitura Municipal da cidade para oferecer vagas de estágio a 12 alunos do curso técnico subsequente em Edificações. Eles irão auxiliar na atualização do cadastro imobiliário do município.

De acordo com Valmir Prata, professor do curso de Edificações do Campus Lagarto, o IFS vai selecionar, treinar e orientar os estagiários, bem como irá supervisioná-los enquanto os trabalhos durarem. “Nesse primeiro momento, conseguimos 12 vagas com contratos válidos por um ano, com possibilidade de prorrogação. Será uma vaga para estudante do primeiro período, seis do segundo período e cinco do 3ª período. Existe a perspectiva de ampliarmos esse número para 20 alunos no decorrer da parceria”, ressalta o professor.

Com a oportunidade, os discentes estarão diretamente envolvidos com o levantamento de informações no campo, a exemplo de medições de imóveis (terrenos e edificações) e coleta de dados de contribuintes (proprietários dos imóveis). Também serão desenvolvidas atividades internas, como cálculo de áreas dos imóveis cadastrados, alimentação do sistema tributário e elaboração de desenhos (croquis dos imóveis cadastrados) e plantas de quadras.

Todos ganham

ESTAGIO EDIFICAÇÕES2Na análise do professor Valmir Prata, é através dessas parcerias que a instituição consegue iniciar o aluno em sua vida profissional, colocando em pratica os ensinamentos adquiridos no dia a dia na sala de aula. “De certa forma, conseguimos despertar o desejo da realização profissional. Percebe-se a satisfação exposta no rosto de cada um pelo curso escolhido. Assim, os estudantes resgatam a alta estima e a confiança da opção de curso necessário a qualificação profissional”, comemora.

Além do benefício para o aluno, parcerias como esta são vantajosas para todos os envolvidos, seja direta ou indiretamente. As empresas contratantes ganham por ter à disposição mão de obra qualificada com custo diferenciado, podendo a longo prazo, transformar este estagiário em um funcionário permanente e capacitado. E, para o IFS, o retorno pode ser representado pelo o aumento na procura dos cursos.