CONECTA IF

Criado: Terça, 03 de Outubro de 2017, 09h10 | Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2017, 09h10 | Última atualização em Quinta, 05 de Outubro de 2017, 09h39

De 18 a 23 de setembro, a cidade de Brasília foi palco de um dos maiores eventos de educação profissional e tecnológica do país: o Conecta IF.

Promovido pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional (CONIF) e pela Secretaria de Educação Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação, o encontro congregou diversos eventos ligados à área e aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, reunindo estudantes e pesquisadores da Rede Federal, além de empresários e alunos das redes pública e privada do Distrito Federal.

Sempre atento às ações de pesquisa e extensão, o Instituto Federal de Sergipe - Campus Lagarto marcou presença no evento. Os alunos do campus participaram tanto da Semana de Produção Científica, com a apresentação de resultados das pesquisas desenvolvidas no último ano, quanto do Festival de Arte e Cultura, com o espetáculo Coiote, do grupo de teatro homônimo. Ao todo, foram 28 estudantes envolvidos na participação do evento e transpondo os espaços da sala de aula.

alunaComo vem ocorrendo nas últimas edições do encontro, os trabalhos dos discentes do Campus Lagarto ganharam projeção e destaque: foram três premiações em categorias distintas. A aluna Brunna Lorenna Celestino Silva recebeu o 1º lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra com o trabalho “Geração automática de grade de horário escolar com algoritmo genético”, orientado pelos professores Gilson dos Santos Júnior, e o 3º lugar na categoria Ciências da Saúde com o trabalho “Interfaces interativas no tratamento de indivíduos acometidos por AVE: uma revisão da literatura”, orientado pelos professores Gilson dos Santos Júnior e Rubens Matos Júnior. Para Brunna, a principal relevância da pesquisa está na aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula: “Essas premiações mostram a importância de sairmos da sala de aula e buscarmos outras formas de utilização do conhecimento”, disse a aluna.

alunoPremiado em 3º lugar na categoria Engenharias com o trabalho “A qualidade dos revestimentos cerâmicos perante as normas técnicas vigentes”, o aluno Carlos Eduardo Dias dos Santos falou da relação entre a participação em eventos de pesquisa e a perspectiva para o futuro, reforçando a importância da experiência científica para a escolha profissional. O trabalho foi orientado pelo professor David Paiva Gomes, da Coordenação de Edificações, e, para o aluno, o auxilia em sua decisão sobre que graduação fazer depois do IFS: “Penso em seguir na área e com certeza essas apresentações e premiações contribuem para que eu chegue a essa decisão”.

Para o Diretor Geral do Campus Lagarto, professor José Osman dos Santos, esses resultados são consequências naturais de um processo. “É importante que se diga que não é a primeira vez que alunos de nosso campus são premiados no Conecta IF e isso só reforça a atenção que damos ao tripé do ensino, pesquisa e extensão", afirmou o diretor.

Fotos: Arquivo pessoal dos respectivos alunos