Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Egresso do Campus Lagarto é aprovado em mestrado na Universidade Federal de Sergipe
ÊXITO

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Criado: Sexta, 29 de Dezembro de 2017, 12h00 | Publicado: Sexta, 29 de Dezembro de 2017, 12h00

Andeson Seleção 1Participação em projeto de extensão foi decisivo na formação acadêmica do ex-discente

No Instituto Federal de Sergipe (IFS), o investimento em pesquisa é o tipo de empreendimento que tem gerado resultados em diversas frentes. No aprofundamento dos conteúdos curriculares e consequente melhor preparação do corpo discente para a atuação no mercado de trabalho. Ou na aquisição de materiais e equipamentos que auxiliam nas atividades de ensino e na própria produção de ciência. Esses exemplos já seriam por si sós bastante positivos, mas existe ainda um reflexo que tem se tornando cada vez mais frequente no IFS e não pode passar despercebido: o estímulo à formação de pesquisadores em nível stricto sensu.

Um dos casos recentes é o do ex-aluno Andeson Morais, recém-formado em Sistemas de Informação pelo Campus Lagarto. No último dia 15, o egresso – que, antes da graduação, havia sido também aluno do curso técnico em Programação de Sistemas de Informação – recebeu a notícia de que foi aprovado no mestrado em Ciência da Computação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pertencente à linha de pesquisa Redes e Sistemas Distribuídos, o ex-aluno terá agora dois anos para concluir mais uma etapa de sua vida acadêmica. “As expectativas agora são as melhores possíveis, pois a linha de pesquisa escolhida faz parte de uma área com a qual me identifico bastante. Estou ansioso para que comece logo”, expressa, animado, o agora aluno da UFS.

Na graduação, Andeson Morais participou de um projeto de extensão que, embora não fosse da linha de pesquisa que ele decidiu seguir, foi decisivo no fomento a seu interesse pelo universo científico, além de ter melhorado seu currículo para seleções como essa em que foi aprovado. Para o professor Mário André Farias, que assumiu recentemente a coordenação do bacharelado em Sistemas de Informação, o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão é a principal estratégia utilizada pelos professores do curso para estimularem os discentes a darem continuidade nos estudos. Além disso, “há os trabalhos de conclusão de curso e muitas atividades desenvolvidas no âmbito da sala de aula em disciplinas que propiciam esse diálogo com a investigação científica”, afirma o coordenador.

Andeson Seleção 2O professor Jean Louis Santos, que coordenou o curso durante parte da graduação de Andeson, conta que, desde o ensino técnico, o discente já dava sinais de que trilharia um caminho de êxitos. Muito responsável e dedicado, “Andeson sempre esteve focado nos resultados não apenas do curso, mas também em resultados associados ao futuro dele como profissional e, mais importante, como pessoa”, aponta o docente, reforçando que a aprovação dele no mestrado é motivo de orgulho para toda a equipe do bacharelado em Sistemas de Informação. O ex-coordenador conclui dizendo que Andeson é apenas mais um dos muitos egressos de sucesso do curso: “Além daqueles que se tornaram empreendedores, temos ex-alunos cursando mestrado na Bahia e em Minas Gerais”.

De fato, Andeson Morais é mais uma mostra de que o IFS - Campus Lagarto prima por uma formação que aponte para múltiplas perspectivas – e a pós-graduação é uma delas. O mais novo mestrando da UFS já olha um pouco além: “Espero, após a conclusão, ingressar na carreira acadêmica e, quem sabe, no próprio IFS”. É assim, com metas e determinação, que os ciclos se renovam, mantendo, contudo, os alicerces de uma educação moderna e inovadora.