Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Em Jornada de Física, Campus Lagarto homenageia Richard Feynman
Início do conteúdo da página
UNIVERSO DA FÍSICA

Em Jornada de Física, Campus Lagarto homenageia Richard Feynman

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Criado: Sexta, 09 de Fevereiro de 2018, 16h02 | Publicado: Sexta, 09 de Fevereiro de 2018, 16h02

Física Seleção 1Tendo como principal tema o legado do físico Richard Feynman, a VI Jornada de Física da instituição reuniu discentes e pesquisadores de diversos cursos

Celebrando o centenário de nascimento do físico norte-americano Richard Feynman, o Instituto Federal de Sergipe - Campus Lagarto foi palco, de 31 de janeiro a 02 de fevereiro, da sua VI Jornada de Física. Organizado pela Coordenadoria de Licenciatura em Física, o evento reuniu estudantes e pesquisadores de diversos cursos e instituições e contou com várias atividades, como conferências, mesas-redondas, minicursos, oficinas e comunicações orais.

Ensino de física, computação quântica e física nuclear: diversos foram os temas abordados ao longo do evento, muitos deles relacionados ao homenageado dessa edição da jornada – Richard Feynman. A conferência do professor Cláudio Macedo, docente aposentado da Universidade Federal de Sergipe, abordou, por exemplo, os principais legados teóricos do físico norte-americano, que é considerado o pai da nanotecnologia. “Pode parecer apelativo, mas os achados de Feynman permitem que nós o chamemos de ‘mágico’, dadas a engenhosidade e ousadia de suas proposições teóricas”, afirma o conferencista.Física Seleção 2

A professora Bruna Costa, uma das organizadoras do evento, afirma que buscou uma dinâmica diferenciada para a jornada, na qual os alunos passassem de ouvintes a agentes do conhecimento. Por isso, foi priorizada a oferta de modalidades de apresentação além das convencionais palestras, o que surtiu efeito, pois “muitos alunos participaram das sessões orais e pôsteres, minicursos e oficinas, o que demonstra que a mensagem do irreverente Feynman foi passada com louvor”, enfatiza a docente.

O professor José Osman dos Santos, diretor do campus, enfatiza o comprometimento do curso de Física com a expansão das atividades do ensino superior na instituição. “Com sete anos de curso, a licenciatura em Física está promovendo a sexta jornada e, na recente avaliação do Ministério da Educação, ficou com nota 4, numa escala que vai de 1 a 5. Esses são apenas dois dados que demonstram a qualidade que caracteriza o empenho de todos aqueles que fazem parte desse curso”, ressalta o diretor.

Física Seleção 3O discente Jorge Júnior, que participou de outras edições da jornada, relata o quão gratificante é se dar conta desse crescimento do evento e dos debates promovidos. “Essa sexta jornada mostra o quanto o curso tem a crescer, mas também o quanto discutir ciências com alunos, sejam de física, sejam de outras áreas, é importante. O evento traz reflexões em torno do curso e de como podemos ensinar uma ciência ainda tida como tão difícil”, conclui o aluno.

Os certificados de participação estarão disponíveis no SisPubli e, caso surjam quaisquer dúvidas, os participantes podem entrar contato com a professora Bruna Costa através do e-mail bruncacostaandrade@hotmail.com.

Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57