Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Em Jornada de Física, Campus Lagarto homenageia Richard Feynman
UNIVERSO DA FÍSICA

Em Jornada de Física, Campus Lagarto homenageia Richard Feynman

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Criado: Sexta, 09 de Fevereiro de 2018, 16h02 | Publicado: Sexta, 09 de Fevereiro de 2018, 16h02

Física Seleção 1Tendo como principal tema o legado do físico Richard Feynman, a VI Jornada de Física da instituição reuniu discentes e pesquisadores de diversos cursos

Celebrando o centenário de nascimento do físico norte-americano Richard Feynman, o Instituto Federal de Sergipe - Campus Lagarto foi palco, de 31 de janeiro a 02 de fevereiro, da sua VI Jornada de Física. Organizado pela Coordenadoria de Licenciatura em Física, o evento reuniu estudantes e pesquisadores de diversos cursos e instituições e contou com várias atividades, como conferências, mesas-redondas, minicursos, oficinas e comunicações orais.

Ensino de física, computação quântica e física nuclear: diversos foram os temas abordados ao longo do evento, muitos deles relacionados ao homenageado dessa edição da jornada – Richard Feynman. A conferência do professor Cláudio Macedo, docente aposentado da Universidade Federal de Sergipe, abordou, por exemplo, os principais legados teóricos do físico norte-americano, que é considerado o pai da nanotecnologia. “Pode parecer apelativo, mas os achados de Feynman permitem que nós o chamemos de ‘mágico’, dadas a engenhosidade e ousadia de suas proposições teóricas”, afirma o conferencista.Física Seleção 2

A professora Bruna Costa, uma das organizadoras do evento, afirma que buscou uma dinâmica diferenciada para a jornada, na qual os alunos passassem de ouvintes a agentes do conhecimento. Por isso, foi priorizada a oferta de modalidades de apresentação além das convencionais palestras, o que surtiu efeito, pois “muitos alunos participaram das sessões orais e pôsteres, minicursos e oficinas, o que demonstra que a mensagem do irreverente Feynman foi passada com louvor”, enfatiza a docente.

O professor José Osman dos Santos, diretor do campus, enfatiza o comprometimento do curso de Física com a expansão das atividades do ensino superior na instituição. “Com sete anos de curso, a licenciatura em Física está promovendo a sexta jornada e, na recente avaliação do Ministério da Educação, ficou com nota 4, numa escala que vai de 1 a 5. Esses são apenas dois dados que demonstram a qualidade que caracteriza o empenho de todos aqueles que fazem parte desse curso”, ressalta o diretor.

Física Seleção 3O discente Jorge Júnior, que participou de outras edições da jornada, relata o quão gratificante é se dar conta desse crescimento do evento e dos debates promovidos. “Essa sexta jornada mostra o quanto o curso tem a crescer, mas também o quanto discutir ciências com alunos, sejam de física, sejam de outras áreas, é importante. O evento traz reflexões em torno do curso e de como podemos ensinar uma ciência ainda tida como tão difícil”, conclui o aluno.

Os certificados de participação estarão disponíveis no SisPubli e, caso surjam quaisquer dúvidas, os participantes podem entrar contato com a professora Bruna Costa através do e-mail bruncacostaandrade@hotmail.com.