Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Às vésperas do Carnaval, Campus Lagarto promove ação de saúde
SAÚDE ESCOLAR

Às vésperas do Carnaval, Campus Lagarto promove ação de saúde

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Criado: Sexta, 09 de Fevereiro de 2018, 21h10 | Publicado: Sexta, 09 de Fevereiro de 2018, 21h10

Seleção 1 Carnaval Com SaúdeDenominada de Carnaval Com Saúde, ação buscou estimular a conscientização da comunidade escolar para temas relacionados à festa

Tradicional festa do calendário brasileiro, o Carnaval possui a dupla face comum a muitas datas comemorativas: de um lado, a efusividade do momento de alegria e, de outro, o aumento de riscos diversos, muitos deles relacionados à saúde. Pesquisas recentes mostram, por exemplo, que, nos últimos anos, o uso de preservativos tem apresentado queda entre os jovens.

Tendo em vista esse cenário, a Coordenadoria de Saúde Escolar do IFS – Campus Lagarto promoveu, nessa semana que antecede a badalada festa, uma campanha de conscientização sobre temas relacionados a ela, como as infecções sexualmente transmissíveis (IST) e as doenças trasmitidas através do beijo. Denominada de Carnaval Com Saúde, a ação ocorreu nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro e abrangeu os três turnos de funcionamento da instituição, de modo a atingir diversas faixas etárias da comunidade escolar.Seleção 2 Carnaval Com Saúde

A equipe de saúde do campus organizou um ponto de apoio no hall de entrada da escola, onde distribuíram materiais educativos e abordaram os alunos com intervenções que foram de questionamentos sobre os temas a orientações para a prevenção. Além disso, foi feita uma parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde, que esteve na escola nos dias 6 e 7 para realizar testes rápidos para detecção de sífilis, hepatite e HIV. Para a enfermeira do campus, Carla Mendonça, “a aproximação da escola com a rede de atenção básica é edificante para ambas as partes, já que a união de forças faz com que cada uma cumpra melhor o seu papel”.

Seleção 3 Carnaval Com SaúdeO terceiro dia da ação contou com palestras educativas de alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto. Com o hall lotado, os universitários fizeram um debate interativo sobre as IST (mitos, verdades e formas de prevenção), o que gerou uma grande adesão por parte dos adolescentes. Para Ana Beatriz Almeida, aluna do curso de licenciatura em Física, tratar de temas como esse na escola é de suma importância porque, segundo a discente, “ainda existe um grande tabu em torno desses assuntos, muitas vezes reforçado pela família, o que só tende a aumentar as estatísticas ruins”.

É, portanto, nessa lacuna que os conteúdos escolares, os quais transitam entre a sala de aula e demais setores institucionais, passam a ter um papel fundamental na formação cidadã dos indivíduos. É, por fim, nesse espaço que uma educação moderna deve se inserir.