Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Em cerimônias marcadas pela emoção, Campus Lagarto promove formaturas
CELEBRAÇÃO

Em cerimônias marcadas pela emoção, Campus Lagarto promove formaturas

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Criado: Quarta, 07 de Março de 2018, 10h50 | Publicado: Quarta, 07 de Março de 2018, 10h50

Formaturas Seleção 1Realizadas em dois dias, as solenidades reuniram familiares, amigos e servidores da instituição

Emoção: essa é a palavra que resume as noites dos dias 27 e 28 de fevereiro no IFS – Campus Lagarto. Depois de uma longa caminhada, de horas diárias de estudo e de muito empenho, estudantes de diversos cursos do campus obtiveram a tão almejada diplomação. Repleto de familiares e amigos, o auditório da instituição transbordou em alegria.

As cerimônias de colação de grau se dividiram em dois dias. No dia 27, formandos do técnico subsequente em Eletromecânica receberam os diplomas; no dia 28, dedicado aos cursos superiores, foi a vez dos concludentes da licenciatura em Física, do bacharelado em Sistemas de Informação e do curso de tecnologia em Automação Industrial adquirirem o canudo.

Técnico em Eletromecânica

Formaturas Seleção 2Na noite do dia 27, em meio a um misto de ansiedade e contentamento, a sensação de dever cumprido foi o sentimento que prevaleceu. Em seu discurso, a oradora da turma, Josefa Rannielly Dantas, deu ênfase a esse sentimento, recordando os momentos de dificuldade e as pessoas que deram suporte para a superação. “Quando entramos nesta instituição, passamos por uma difícil fase de adaptação. Adaptação a uma escola maior, a novos colegas, a novas e muitas disciplinas, a professores exigentes. Mas com a ajuda de todos aqui presentes – nossa família, amigos, professores e funcionários – ultrapassamos, dia após dia, esses desafios”, ressaltou a agora técnica em eletromecânica.

O paraninfo da turma, professor Anderson Ezequiel Silva, destacou com veemência a determinação dos formandos durante o curso. Como lecionou diversas disciplinas para eles e, portanto, conhece bem o perfil de cada um, o professor pôde afirmar enfaticamente: “Eles estão formados para o mundo. Eles já são vitoriosos, mas novas vitórias estão por vir”.

Cursos superiores

Formaturas Seleção 7A noite da quarta-feira, 28, foi a celebração da verticalização do ensino que vem ganhando espaço na rede federal de educação tecnológica. Se há alguns anos as chamadas escolas técnicas ofertavam apenas cursos técnicos profissionalizantes, hoje os cursos superiores são uma das tônicas da instituição. A diplomação dos novos bacharéis, licenciados e tecnólogos do IFS – Campus Lagarto é prova disso.

Para o diretor da instituição, professor José Osman dos Santos, é necessário imprimir cada vez mais nos institutos federais a marca do ensino superior, uma vez que a produção de ciência e de conhecimento tem se ampliado na rede. “O IFS - Campus Lagarto, por exemplo, foi a primeira instituição a trazer para o centro-sul de Sergipe o ensino superior público, quando, em 2007, implantou o curso de tecnologia em Automação Industrial”, lembrou o diretor.Formaturas Seleção 6

Representando o reitor do instituto na cerimônia, a pró-reitora de Pesquisa e Extensão, professora Ruth Sales, falou aos formandos da alegria em vê-los concluir essa etapa da vida acadêmica e frisou que, com a conquista, vêm novas responsabilidades. “Novos desafios virão, mas temos convicção de que a formação que vocês tiveram dará meios para que vocês possam transpor cada um deles”, afirmou a pró-reitora.