Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Processo industrial e meio ambiente são temas de visita a indústria de copos descartáveis
CHÃO DE FÁBRICA

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Criado: Sexta, 18 de Mai de 2018, 16h19 | Publicado: Sexta, 18 de Mai de 2018, 16h19

Visita técnica 1Visita técnica ocorreu na última terça-feira, 15, e levou alunos do curso de Automação Industrial ao chamado “chão de fábrica”

A relação entre teoria e prática é o sonho de todo estudante que faz algum curso na área tecnológica, pois a aplicação dos conteúdos vistos no papel gera o fascínio e o entusiasmo necessários para a busca de novos conhecimentos. Na última terça-feira, 15, o contato com o tão falado “chão de fábrica” pôde ser vivenciado por alunos do curso de Automoção Industrial do IFS - Campus Lagarto em visita técnica à indústria de copos Maratá, localizada na mesma cidade do centro-sul sergipano.

Organizada pelas professoras Ladjane Coelho e Ana Cláudia Oliveira, das coordenadorias de Engenharia Elétrica e Automação Industrial, respectivamente, a visita teve o propósito de ofertar aos discentes a oportunidade de vivenciar in loco diversos conteúdos previstos no projeto pedagógico do curso, dando ênfase no processo industrial automatizado e sustentável. A propósito, um dos colaboradores da empresa que receberam a equipe do instituto, o supervisor da área elétrica Edson Santos, é também aluno do curso de Automação Industrial e egresso do curso técnico em Eletromecânica, o que mostra como o mercado vem absorvendo bem a mão-de-obra formada pelo IFS.

Visita técnica 3Os estudantes foram apresentados a diversos setores da empresa e puderam relacionar o processo industrial a disciplinas do curso, o que lhes permitiu compreender como teoria e prática constituem, na verdade, uma via de mão-dupla. Para a professora Ladjane Coelho, “a visita foi muito relevante porque possibilitou que os alunos visualizassem nos equipamentos em funcionamento conceitos básicos trabalhados em sala de aula nas disciplinas de Circuitos Elétricos I e II, como o uso de plantas com resistências para  aquecimento de material e uso de motores em corrente alternada para trituração de material do processo industrial. Além disso, permitiu que conceitos vistos na disciplina Energia e Meio Ambiente fossem visualizados no processo de reciclagem da sobra de material e no procedimento do descarte de resíduos”.

De fato, é notório o fascínio dos alunos quando se veem diante da aplicação das definições e dos experimentos vistos nas salas de aula e laboratórios. Helanio Cruz, que cursa o quarto período do curso, afirmou que vê nessa integração entre empresa e ambiente acadêmico pontos positivos para ambos. “Atividades como essa são de extrema importância, pois vemos a fábrica na íntegra e todos os procedimentos de segurança em funcionamento, além da aplicabilidade da automação e controle dos processos industriais”, enfatizou o discente.