Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Projeto do Campus Lagarto foca a preparação dos alunos para o ENEM
PREPARAÇÃO

Projeto do Campus Lagarto foca a preparação dos alunos para o ENEM

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Criado: Segunda, 21 de Mai de 2018, 14h40 | Publicado: Segunda, 21 de Mai de 2018, 14h40

IMG 9443O projeto, que consiste na promoção de “aulões” interdisciplinares, promoveu o primeiro encontro na última quarta-feira, 16

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das portas de entrada para quem quer ingressar em um dos cursos de graduação do Instituto Federal de Sergipe, mas é também um dos focos de preparação para quem já é aluno da instituição. Muitos estudantes, em especial os que estão concluindo o curso técnico na modalidade integrada, farão a prova com o objetivo de entrar no ensino superior, seja no próprio IFS, seja em outra instituição.

Pensando nisso, a Coordenadoria de Ciências Sociais e Humanas do IFS - Campus Lagarto elaborou um cronograma de “aulões” com a finalidade de reforçar a preparação que os alunos recebem em sala de aula para o exame. O projeto consiste na promoção de aulas e debates interdisciplinares, ministrados por dois ou três professores, sobre conteúdos que derivem do eixo temático “Ética, respeito e liberdade”, escolhido pelos docentes da coordenadoria como tema central da edição deste ano.IMG 9404

O primeiro encontro dessa edição ocorreu na última quarta-feira, 16, no auditório da instituição, com duas aulas baseadas no tema “Ética, liberdade e moral”, ministradas pelos professores Edney Nogueira, de filosofia, e Tarcísio Batista, de literatura. Os ministrantes fizeram um apanhado geral do tema a partir de tópicos já discutidos nas aulas e aprofundaram as discussões em função daquilo que tem sido cobrado recentemente no ENEM. Liberdade de expressão e a relação entre arte e moral, por exemplo, foram alguns do assuntos tratados, tendo em vista sua atualidade e a possibilidade de estarem presentes na prova.

Coordenadora dos aulões, a professora de geografia Carla Norma afirma que o projeto estão em sua segunda edição e conta com boa adesão dos estudantes. “Com a realização dos aulões, percebi que os alunos se sentem acolhidos e valorizados. Eles percebem que a instituição viabiliza para eles a aquisição de conhecimentos acerca de temais atuais, a partir de uma abordagem esclarecedora e analítica. Existe também uma preocupação para que, em cada aulão, ocorra uma atividade cultural, a fim de que os discentes possam reduzir o estresse e relaxar”, destacou a professora.

IMG 9448Luiz Henrique Mendes, aluno do curso técnico integrado em eletromecânica, ressaltou o fato de o projeto ir além dos conteúdos previstos nos planos de aulas, o que lhe confere certa singularidade. “Eu vejo [os aulões] como como relevantes por abordarem temas importantes que muitas vezes não são abordados na sala de aula, ou são vistos de forma superficial, temas que podem fazer grande diferença na hora da resolução do Enem, que é um ponto decisivo na construção curricular”, enfatiza o discente.