Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > IFS traz para Sergipe um dos maiores eventos de informática do país
COMPUTAÇÃO

IFS traz para Sergipe um dos maiores eventos de informática do país

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Criado: Quinta, 14 de Junho de 2018, 10h00 | Publicado: Quinta, 14 de Junho de 2018, 10h00 | Última atualização em Sexta, 15 de Junho de 2018, 13h27

foto1Erbase 2018 acontece de 22 a 24 de agosto e inclui workshops, maratona de programação e competição de robótica

Pela primeira vez o Instituto Federal de Sergipe (IFS) assume a organização de um dos mais tradicionais fóruns de discussão da informática no país: a XVIII Escola Regional de Computação Bahia - Alagoas – Sergipe (Erbase/2018). O evento ocorre em Aracaju de 22 a 24 de agosto, no campus Farolândia da Universidade Tirantes, que apoia esta edição juntamente com a Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Com o tema “Computação, suas facetas e correlações", este ano a Erbase procura se debruçar sobre a crescente presença da computação na área de negócios e o seu impacto na sociedade. A programação irá contar com quatro workshops voltados para as áreas de pesquisa, educação e inovação, além da maratona de programação e da competição de robótica.

Entre as prioridades da comissão organizadora, formada pelos professores Raphael Oliveira (IFS - Campus Estância), Rubens Matos (coordenador de Informática do IFS - Campus Lagarto) e Mário André (IFS - Campus Lagarto), é criar as condições para uma maior participação da comunidade acadêmica do interior do estado – já que as limitações de infraestrutura não permitiram a completa interiorização do evento.

Segundo Raphael Oliveira, um dos contributos da Erbase para o IFS e demais instituições apoiadoras é oportunizar a troca de conhecimentos e a interlocução com o mundo acadêmico para o aluno de iniciação científica e recém-graduados. “Os estudantes poderão publicar suas pesquisas concluídas ou em andamento de modo a obter feedbacks para melhoria dos seus trabalhos”, ressaltou.

foto2Essa interlocução com a academia terá destaque nos workshops: WTICGBASE (Trabalhos de Iniciação Científica e Graduação); WPOS (Trabalhos de Pós-Graduação), para quem já concluiu a especialização ou está com mestrado e doutorado em andamento; e WEIBASE (Educação e Informática), voltado para os avanços político-pedagógicos na educação superior e técnica em cursos de informática e para o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação.

Há ainda o XBASE (Experimentos em Tecnologia), que promove uma interface com o mercado e o poder público ao expor soluções e protótipos inovadores focados em abordagens criativas de TI que contribuam para o desenvolvimento sustentável e a integração de comunidades. Os autores dos três melhores artigos de cada workshop serão convidados a publicarem uma versão estendida na Revista de Sistemas e Computação.

Sobre a Erbase

A Erbase é promovida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), uma das maiores sociedades científicas do país de atuação diversa em questões nacionais relativas à informática. A organização se dá por um comitê composto por representantes institucionais da SBC em instituições de ensino superior que tenham cursos de computação e informática dos referidos Estados.

A cada edição o evento tem atraído um número crescente de participantes e já chegou a reunir 800 pessoas. Tamanha adesão se deve a dois fatores: a busca de diversificadas formas de interação com o público e a possibilidade de confrontar os problemas e soluções existentes na região da Bahia, Alagoas e Sergipe com o cenário mundial, de modo a contribuir com as políticas públicas, institucionais e educacionais relacionadas à aplicação da tecnologia da informação na sociedade.