Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Espetáculo teatral e videoclipe marcam desfecho de projeto do Campus Lagarto
ARTE E CULTURA

Espetáculo teatral e videoclipe marcam desfecho de projeto do Campus Lagarto

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Publicado: Sexta, 10 de Agosto de 2018, 22h52

Curta Teatro Seleção 3Denominado de Curta Teatro, o projeto teve duração de um ano e abordou artes cênicas e produção audiovisual

O ensino técnico profissionalizante é muitas vezes associado à frieza e à objetividade em virtude da predominância dos cálculos. Como consequência disso, acaba se tornando comum a oposição entre essa modalidade de ensino e as manifestações artísticas e culturais, devido aos elementos subjetivos e estéticos que são inerentes a elas. Contudo, até porque uma das funções da arte é desconstruir certos estereótipos, um projeto finalizado recentemente no IFS - Campus Lagarto colocou em xeque essa oposição: trata-se do Curta Teatro.

Curta Teatro Seleção 2O projeto, que foi contemplado com o apoio financeiro do edital 27/2016, da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão, teve dois planos de trabalho. O primeiro se voltou para produções audiovisuais, com oficinas ministradas por Demóstenes Varjão, Técnico em Audiovisual do campus, e o segundo para as artes cênicas, com oficinas de teatro ofertadas pelos alunos Polyanna Fernandes, bolsista do Curta Teatro, e Enzo Luiz. Contando com a participação de discentes dos cursos técnicos integrados, as oficinas trouxeram para a rotina escolar deles - repleta de conteúdos curriculares e muitas vezes cansativa - a experiência de fruição e do contato com a criação artística.

Os alunos da oficina de audiovisual participaram, por exemplo, da cobertura do I Festival de Música do IFS (IFSTAR), realizado em abril deste ano no Campus Lagarto. A gravação de takes para os vídeos finais do evento, os registros fotográficos e a sonorização tiveram a colaboração direta dos integrantes da oficina. A aluna Polyanna Fernandes, que, além de ter ministrado a oficina de teatro, participou da de audiovisual, afirmou que o projeto foi um divisor de águas em sua formação. "Considero um honra ter feito parte dessa equipe. Eu aprendi muito nesses meses e, no final, vejo que todas as dores de cabeça e correria valeram a pena, pois a sensação de dever cumprido é o que prevalece", ressaltou a discente.

Outro resultado do Curta Teatro foi a I Mostra de Artes Cênicas do IFS - Campus Lagarto, que contou com a remontagem do espetáculo O Coiote, baseado na obra hômonia de Roberto Freire adaptada pelo professor Ricardo Monteiro. Iluminação, figurino e expressão corporal foram explorados e sintetizados na apresentação que coroou, no dia 31 de julho, a finalização da oficina de teatro.

Curta Teatro Seleção 4Para Demóstenes Varjão, que esteve à frente do projeto, essas atividades são fundamentais por propiciarem aos alunos o acesso a conteúdos culturais que servem de contraponto à formação curricular e ampliam sua visão de mundo. "Com os recursos do edital, conseguimos equipar um pouco mais o auditório do campus, o que contribui tanto para atividades de perfil cultural quanto para as de perfil acadêmico. Por falar nisso, quero já adiantar que as oficinas vão continuar. Em breve, lançarei as inscrições para o Clube de Audiovisual, que vai dar continuidade, com novos alunos, a esse trabalho que iniciamos no ano passado", afirmou Demóstenes, já antecipando as novidades que estão por vir.

A última produção resultante das oficinas foi o videoclipe da canção "Deixa", da cantora e compositora Morgana, vencedora do I IFSTAR. Na primeira etapa, a equipe de produção gravou a música no Estúdio Três, em Aracaju, e depois foi para o litoral da cidade de Pirambu gravar as imagens.

Confira a seguir o videoclipe: