Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Minicurso interdisciplinar aborda matemática, música e saúde auditiva
INTERDISCIPLINARIDADE

Minicurso interdisciplinar aborda matemática, música e saúde auditiva

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Publicado: Terça, 28 de Agosto de 2018, 17h20

Matemática e música Seleção 1Intitulado de "A matemática é música para meus ouvidos", o minicurso foi ministrado no último sábado, 25, pelo professor Márcio Gomes (IFAL) para alunos do IFS - Campus Lagarto

Ao tocarmos em uma corda esticada, notaremos que ela vibrará e emitirá um som.  Se dividirmos essa corda em duas partes iguais e tocarmos em cada uma delas, teremos o mesmo som anterior, com a diferença de que ele será mais agudo. Essa "brincadeira", cujos resultados talvez pareçam óbvios hoje, foi feita pelo matemático Pitágoras na Grécia Antiga e serviu de base para a elaboração do conceito de oitavas na teoria musical. A fascinante relação entre matemática e música foi o tema central do minicurso ofertado por Márcio Gomes, professor de Engenharia de Segurança do Trabalho no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), no último sábado, 25, para alunos do IFS - Campus Lagarto. Intitulado de "A matemática é música para meus ouvidos", o minicurso demonstrou como pode-se ir de assuntos simples, como fração, a outros mais complexos, a exemplo de logaritmo, através da relação entre matemática e música proposta pelo matemático e filósofo grego.

CMatemática e música Seleção 2om o auxílio de uma corda e do professor Silvio Sandes, no violão, os alunos tiveram a demonstração do "experimento" feito por Pitágoras, cujos estudos sobre a matemática e os sons influenciaram até a criação de alguns instrumentos musicais. O professor Márcio Gomes destacou o entusiasmo dos alunos durante as explanações. "Levando em consideração que tratamos de uma temática que não é do domínio deles, já que a maior parte não lida com conceitos musicais, foram louváveis a receptividade e disposição dos estudantes para participarem do minicurso numa manhã de sábado", afirmou.

O evento foi coordenado pela professora Luciana Bitencourt, que leciona Química no Campus Lagarto. A docente relata que a forma temerosa como os estudantes encaram os cálculos e a recorrente queixa sobre o sentido de se estudar matemática foram as grandes motivações para a oferta de um minicurso que relacionasse a disciplina a algo de que eles gostam. "Além disso, quis trazer o tema da música porque tenho vários alunos que usam fones de ouvido de maneira indiscriminada, diariamente e o tempo todo, o que já é por si só prejudicial e pode ser agravado pela questionável qualidade dos fones utilizados", ressaltou a professora.

A segunda parte do minicurso foi dedicada às agradáveis sensações que a música proporciona e aos riscos para a audição presentes no descontrole dos decibéis a que nos expomos no momento da apreciação. "Lembro do caso de um aluno que durante as aulas nos empresta um ouvido e deixa o outro com o fone. Esse caso em particular me inspirou a trazer para o campus um minicurso com essa temática”, comentou Luciana ao alertar para o abuso na exposição a altas frequências sonoras. Essa problemática da saúde auditiva foi relacionada, inclusive, aos ruídos a que os indivíduos estão sujeitos em determinados ambientes de trabalho, o que é minimizado com o correto uso dos equipamentos de proteção individual (EPI).