Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Aplicação de tecnologias à acessibilidade é tema de workshop
INCLUSÃO

Aplicação de tecnologias à acessibilidade é tema de workshop

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Publicado: Sexta, 09 de Novembro de 2018, 21h15

WAIEE Luiz Miranda 3Promovido pelas coordenadorias de Automação Industrial e Engenharia Elétrica do Campus Lagarto, evento contou com palestras, minicursos e exposição de projetos de pesquisa

Ao se falar em Automação Industrial e Engenharia Elétrica, é comum imaginar indústrias e sofisticados sistemas de produção em série. Nem sempre lembramos que esses ramos das ciências exatas e tecnológicas existem em função de necessidades básicas de nosso dia a dia. Tendo em vista essa premissa, a edição deste ano do Workshop de Automação Industrial e Engenharia Elétrica do IFS - Campus Lagarto trouxe para o debate acadêmico, de 29 a 31 de outubro, a discussão sobre a aplicação de tecnologias à inclusão de pessoas com necessidades específicas.

WAIEE Demóstenes 9

O evento contou com palestras de professores convidados e alunos egressos, além de minicursos e exposição de projetos de pesquisa. A professora Ladjane Coelho, coordenadora do bacharelado em Engenharia Elétrica e uma das integrantes da comissão que organizou o evento, afirma que a temática surgiu espontaneamente em uma reunião da comissão, que estava buscando um tema atual e diretamente relacionado ao uso da tecnologia no dia a dia das pessoas. “Foi aí que veio a ideia de trabalharmos o uso da tecnologia na vida daqueles que precisam de alguma adaptação ou recurso para ter uma vida mais confortável. A discussão sobre acessibilidade deve ser expandida para vários campos, inclusive entre nós que atuamos na área tecnológica, para que as pessoas com necessidades específicas tenham de fato acesso aos diversos serviços e melhorem sua qualidade de vida”, ressalta a docente.

Da desmistificação das tecnologias assistivas à indústria 4.0, o evento transitou por diversas nuances do uso tecnológico na promoção da acessibilidade, ampliando o conhecimento previsto nos conteúdos curriculares. Além disso, como afirma o estudante Christian Bispo, do 6º período do curso de Automação Industrial, eventos como esse “servem de inspiração para que os alunos busquem se envolver em outras atividades da instituição, como projetos de pesquisa, os quais instigam a aquisição de mais conhecimento”.

WAIEE Christian 4A propósito, Christian Bispo e seu colega Leandro Marques, também do curso de Automação Industrial, receberam o prêmio de primeiro colocado na exposição de projetos. O projeto, orientado pelos professores Cleiton Rodrigues e Rodrigo Ribeiro, consiste na criação e aprimoramento de um protótipo que simula a manufatura industrial aplicada à seleção de produtos. “Essa primeira colocação no workshop só foi possível depois de muito trabalho e esforço de todos envolvidos no projeto. É um sinal de reconhecimento e recompensa pelo trabalho desenvolvido e, claro, deixou todos envolvidos no projeto muitos felizes”, comemora Christian.

Foto da capa: Demóstenes Varjão