Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Conheça o Clube de Astronomia do Campus Lagarto, que desde 2013 reúne apaixonados pela ciência
UNIVERSO

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Publicado: Segunda, 29 de Julho de 2019, 10h25

Caila Seleção 3Atualmente com dois projetos em andamento, clube promove seminários temáticos e observações astronômicas

Quem nunca se viu observando o céu e se impressionando com a imensidão do espaço? Não é de hoje, porém, que a limitação de nossos olhos nessa contemplação boquiaberta gera encanto e curiosidade. A invenção do primeiro calendário, por exemplo, data de 2700 anos a. C. e teve como princípio criador a observação de corpos celestes. O Instituto Federal de Sergipe - Campus Lagarto reúne alguns desses entusiastas daquela que é uma das mais fascinantes áreas da ciência: a astronomia.

Criado em 2013 pelo professor Douglas Leite, da Coordenadoria de Eletromecânica, o Clube de Astronomia da instituição conta atualmente com cerca de doze estudantes que, embora frequentem cursos diferentes, têm em comum a paixão pelo estudo dos astros. O professor Douglas afirma que a ideia surgiu assim que ele chegou ao campus, ao se deparar com um telescópio recém-adquirido pela unidade. "Eu já era apaixonado pela astronomia e vi na ocasião o ambiente propício começar a colocar em prática alguns projetos relacionados à área", explicou o docente.Caila Seleção 1

O professor, então, reuniu alguns alunos e deu o pontapé inicial. As reuniões do grupo, que acontecem quinzenalmente, vão de seminários temáticos a observações astronômicas, além do acompanhamento dos trabalhos em desenvolvimento. No momento, existem dois projetos em andamento, financiados por editais internos do IFS: um sobre astrofotografia, que consiste no uso de um software para obter boas imagens do espaço, a partir das quais se retiram e discutem dados; e outro, de extensão, que tem como objetivo compreender a percepção de estudantes de escolas públicas da região centro-sul de Sergipe acerca da astronomia. Além das reuniões periódicas, o clube promove eventos específicos com algumas efemérides, a exemplo dos eclipses, da oposição de planetas e da superlua, os quais são abertos a toda a comunidade.

Caila Seleção 2Segundo Douglas, apesar de existir uma boa procura pelo clube, alguns alunos não se tornam assíduos devido ao turno das reuniões, que acontecem à noite. Ícaro Oliveira, porém, é um dos estudantes que não viram nisso empecilho. Ele ingressou no clube no ano passado e relata que, desde então, pôde se aprofundar nesse tema, pelo qual se interessa há muito tempo. "Quando criança, eu sonhava em ser astronauta. Tentava acompanhar eclipses, chuva de meteoros, mas sem um telescópio ficava complicado. Foi quando ingressei no IFS e soube do Clube de Astronomia. Compareci a uma reunião e, desde então, não saí mais. O interessante, para mim, é que pude unir a paixão pela astronomia a uma outra: a fotografia. Assim, através das técnicas da astrofotografia, tenho feito fotos do espaço, planetas e satélites", comentou, empolgado, Ícaro, que é aluno do curso de Sistemas de Informação.

Os interessados em fazer parte do clube podem entrar em contato com a coordenação através das páginas no Facebook e no Instagram (@caila.ifs.lag).

Foto da capa: Clube de Astronomia do IFS - Campus Lagarto