Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Semana Acadêmica do Campus Lagarto reúne alunos e pesquisadores de diversos cursos do IFS
INTEGRAÇÃO

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2019, 12h27

Semana Acadêmica Seleção 3Oficinas, palestras, minicursos e competições tecnológicas: através de diferentes formatos, evento movimentou a instituição por uma semana

A interdisciplinaridade é um dos grandes conceitos em voga na educação contemporânea. Não se concebe mais, nos dias de hoje, um processo de ensino-aprendizagem que desconsidere a teia de conhecimentos de diferentes áreas que se enredam em torno de determinado tema. Foi tendo como base essa premissa que o IFS - Campus Lagarto promoveu, de 23 a 26 de setembro, a I Semana Acadêmica da instituição, que fomentou o debate científico em variados formatos.

O evento, que foi aberto com a apresentação do coral do Instituto Federal de Sergipe, teve como objetivo principal proporcionar à comunidade acadêmica de todo o instituto quatro dias de intensa interação entre as diferentes áreas de graduação do Campus Lagarto. Dessa forma, ao passo em que houve minicursos e oficinas voltados para os cursos específicos, aconteceram também palestras de cunho geral, abordando temas relacionados a todas as áreas de formação.Semana Acadêmica Seleção 1

O professor Mário André Farias, presidente da comissão organizadora do evento, deu ênfase ao compartilhamento do saber científico entre os estudantes, uma vez que a Semana contou também com apresentações de projetos de pesquisa de alunos do instituto. "Foi uma prazerosa experiência de atualização profissional e interação entre docentes e discentes que contribuíram para a formação integral de nossos alunos", comentou o professor, destacando ainda que a Semana propiciou um estreitamento entre a indústria local e a academia.

O estudante Vinícius Nogueira, do 2º período do curso de Sistemas de Informação, chamou a atenção para o fato de alguns colegas terem ministrado até minicursos, o que, segundo ele, comprova que o campus vem capacitando seus alunos e fazendo com que o conhecimento circule. "Além disso, a existência de empresas juniores no campus e a participação delas no evento, como a empresa júnior do curso de Sistemas, reforça a preparação empreendedora que a instituição nos oferece", frisou Vinícius, que concluiu eletromecânica no Campus Lagarto e voltou para cursar a graduação.

Competições

Semana Acadêmica Seleção 4Um dos pontos altos do evento foram as competições que mobilizaram alunos de diferentes campi do IFS. A maratona de programação e a competição de robótica instigaram estudantes de vários cursos a encontrarem, de maneira divertida e ao mesmo tempo competitiva, soluções para desafios relacionados a essas duas áreas do conhecimento.

O discente Fernando Morato, do 2º ano integrado em informática do Campus Aracaju, integrou a equipe vencedora da Maratona de Programação e destacou que ele e os colegas montaram a equipe de maneira autônoma porque são apaixonados por programação competitiva. "A maratona do Campus Lagarto foi muito boa por conta do nivelamento das questões e do preparo da equipe organizadora no geral", avaliou Fernando, que já foi premiado também na Olimpíada Brasileira de Informática.Semana Acadêmica Seleção 6

A professora Stephanie Kamarry, docente do Campus Lagarto e pesquisadora na área de robótica, ressaltou o caráter lúdico da competição. "Apesar de haver uma premiação pretendida por todos os que estavam participando, a competição buscou enaltecer o caráter descontraído da robótica, pois assim de fato se aprendem os conteúdos que estão em jogo", afirmou em linhas geais no momento da premiação.

Foto da Capa: César de Oliveira