Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Feira de Ciências proporciona relação direta entre teoria e prática de conceitos da física
MÃO NA MASSA

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2019, 08h15

Feira de Ciências Seleção 2Com protagonismo dos estudantes e visita de outras escolas de Lagarto, evento mostrou como o ensino-aprendizagem de ciências pode ser divertido e eficaz ao mesmo tempo

Quando se estudam as ciências naturais na escola, é um tanto comum ouvir dos alunos a queixa de que os conteúdos relacionados a elas são "complicados" e "inúteis" para o nosso dia a dia. Afinal, para que compreender a teoria gravitacional ou os conceitos da óptica? Diante de provocações como essa, nada melhor do que estimular os próprios estudantes a colocarem a mão na massa para constatar o quanto nossa vida gira em torno de todos esses conceitos. Essa foi a proposta da Feira de Ciências que aconteceu no IFS - Campus Lagarto no dia 27 de setembro e movimentou toda a instituição.

Envolvendo as turmas do ensino técnico integrado, no qual os alunos fazem o ensino médio juntamente com o curso técnico, a Feira levou para o ginásio da escola experimentos diversos, através dos quais teorias do mundo da física e da astronomia foram demonstradas. Ficou bem mais fácil, por exemplo, aprender como se dá um lançamento oblíquo vendo uma bolinha de tênis ser arremessada de um aparelho construído pelos próprios estudantes.Feira de Ciências Seleção 1

O evento contou ainda com apresentações teatrais – escritas e encenadas pelos discentes – que abordavam conceitos da ciência. A turma da aluna Vitória Pereira, do 2º ano integrado em edificações, ficou responsável pelo esquete "Era uma vez óptica", que relacionava um conto de fadas aos estudos do comportamento da luz. "De uma maneira geral, a Feira foi importante para os estudantes porque mostrou a todos como podemos enxergar a física com mais descontração e ao mesmo tempo aprender", destacou Vitória.

A professora Ericarla Souza, que ensina Física para alunos do ensino integrado e participou da organização do evento, ressaltou o protagonismo dos estudantes na construção da Feira, tanto na elaboração dos experimentos quanto na participação do teatro científico. "Um ponto muito interessante foi a participação ativa dos pais nesse processo, pois cheguei a receber ligação de alguns que estavam ajudando os filhos na confecção dos experimentos e me ligavam para tirar dúvidas", comentou entusiasmada a docente. Ela concluiu dizendo que, ao final do dia, uma das frases que mais ouviu foi: "Olhando assim, a física não é tão difícil!"

Visitas de outras escolas

Feira de Ciências Seleção 6Durante a Feira de Ciências, o Campus Lagarto recebeu estudantes de outras escolas do município e aproveitou para divulgar o processo seletivo que está aberto até a próxima quinta-feira, 10. As visitas já vêm ocorrendo desde o lançamento do edital, mas algumas foram estrategicamente agendadas para o dia da Feira a fim de mostrar a mobilização dos alunos da instituição no processo de ensino-aprendizagem e a infraestrutura que proporciona uma constante associação entre teoria e prática.

Entre os visitantes, havia tanto concludentes do ensino fundamental (Escola Municipal Adelina Maria, escolas estaduais Dr. Evandro Mendes e Monsenhor Juarez) quanto concludentes do ensino médio (também da Monsenhor Juarez). Eles foram apresentados ao edital do processo seletivo no auditório do campus e posteriormente conduzidos para o ginásio, onde aconteceu a Feira.

Foto da capa: César de Oliveira