Página inicial > Últimas Notícias > Destaque > Curso de Sistemas de Informação do IFS recebe nota 4 em avaliação do MEC
RECONHECIMENTO

Curso de Sistemas de Informação do IFS recebe nota 4 em avaliação do MEC

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2019, 07h33

Avaliação de BSI Seleção 2Em uma escala que vai de 1 a 5, resultado garante ao bacharelado a renovação de reconhecimento e coroa um trabalho que vem sendo feito ao longo dos anos

Uma das mais relevantes etapas da existência de um curso de graduação é a avaliação periódica do Ministério da Educação (MEC), a qual objetiva apontar melhorias na estrutura do curso e garantir uma educação de fato significativa para os estudantes. A fim de cumprir esse importante estágio em sua consolidação, a Coordenadoria do Bacharelado em Sistemas de Informação do Instituto Federal de Sergipe, ofertado no Campus Lagarto, recebeu, nos dias 07 e 08 de outubro, avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e o resultado foi extremamente positivo: em uma escala que vai de 1 a 5, o curso foi avaliado com a nota 4.

Na avaliação, são levados em consideração a infraestrutura, as publicações científicas de professores e alunos, a qualificação do corpo docente e o acervo bibliográfico e digital  A coordenadora do curso, professora Catuxe Varjão, destaca que esse conceito vem sendo construído ao longo dos anos não apenas pelos docentes e discentes de Sistemas de Informação, mas também pelos técnicos administrativos do campus. “Foi um processo árduo no sentido de adequação documental ao novo instrumento de avaliação do INEP/MEC. Por isso, o trabalho em equipe foi fortalecido, inclusive com membros da reitoria, a fim de mostrar todas as melhorias que foram realizadas desde a implantação do curso em 2011”, comentou a coordenadora, frisando ainda que a última avaliação ocorreu em 2017 e conferiu nota 3 ao bacharelado.Avaliação de BSI Seleção 4

Egresso da primeira turma, Alex Amorim ressalta que a ascensão do curso é importante não só para a instituição, docentes e discentes, mas também para os ex-alunos e para a região, que já colhe frutos de soluções facilitadoras desenvolvidas por ex-estudantes do campus. “O IFS mudou literalmente minha vida e abriu portas inimagináveis. Enquanto aluno, aproveitei ao máximo as experiências dos professores e oportunidades de eventos e pesquisas desenvolvidas como atividades de extensão. Hoje, trabalhando aqui, posso ver de perto que a busca por aprimoramento é contínua, que os professores estão sempre promovendo a proximidade com o mercado e incentivando a pesquisa e a produção de novos conhecimentos”, enfatizou Alex, que atualmente cursa mestrado na área da graduação e é técnico em tecnologia da informação do Campus Lagarto.

Avaliação de BSI Seleção 5Com essa nota, todos os cursos de graduação do campus já avaliados pelo MEC passam a ter conceito 4, o que coloca a instituição em posição de destaque no cenário sergipano. Jennysson Santos, estudante do oitavo período, afirma que o resultado não é surpresa para os alunos, pois quem acompanha de perto vem percebendo há algum tempo o progresso do curso. “Melhora em estruturas físicas do campus, novos computadores para os laboratórios, professores extremamente abertos a novas tecnologias e ao alinhamento do curso com o mercado: tudo isso converge para o conceito atribuído por essa recente avaliação”, concluiu o estudante.

Foto da Capa: César de Oliveira