Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Campus Lagarto busca parceria com prefeituras para oferta de cursos
MULHERES MIL

Campus Lagarto busca parceria com prefeituras para oferta de cursos

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2019, 08h13

Seleção 2 Mulheres MilDiretor Geral e professores do campus se reuniram com representantes das prefeituras de Riachão do Dantas e Lagarto para tratar da firmação de convênios

Na última terça-feira, 15, o Diretor Geral do IFS - Campus Lagarto, professor José Osman dos Santos, recebeu representantes das prefeituras de Riachão do Dantas e Lagarto a fim de firmar parcerias na oferta de cursos profissionalizantes para moradoras de ambas as cidades. Embora tenham sido reuniões diferentes, a pauta tratada foi basicamente a mesma: o lançamento do curso de Pintor de Obras Imobiliárias para mulheres dos dois municípios através da modalidade de Formação Inicial Continuada (FIC).

Essa modalidade tem como marca principal a oferta de cursos de curta duração – capacitação e aperfeiçoamento – que proporcionem o desenvolvimento de aptidões a serem usadas imediatamente na vida produtiva e social dos alunos. No caso do curso de Pintor de Obras Imobiliárias, a carga horária é de 180 horas e a exigência mínima é o certificado de conclusão do ensino fundamental I (do 1º ao 5º ano).Seleção 1 Mulheres Mil

O direcionamento para o público feminino se justifica pela retomada do Programa de Mulheres Mil, iniciativa do governo federal em parceria com os institutos federais que visa à profissionalização de mulheres tendo como principais eixos a promoção de igualdade de gênero e o acesso à educação. “A oferta desse curso faz com que o Campus Lagarto cumpra sua função social de atender a demandas da região e estimula as pessoas em geral a questionarem certos estereótipos que circulam na sociedade”, afirmou o professor Osman durante as reuniões.

A seleção das mulheres deverá ser feita pelas prefeituras tendo como principal critério a vulnerabilidade socioeconômica. A ideia é que a contrapartida das prefeituras à oferta do curso pelo Campus Lagarto seja o transporte das alunas até a instituição, o fardamento, o lanche e os materiais para os módulos práticos das disciplinas. Uma vez estabelecido o convênio entre os órgãos, a previsão de início das aulas é para o primeiro semestre de 2020.

Seleção 4 Mulheres MilNa primeira reunião, com membros da prefeitura de Riachão do Dantas, estiveram presentes, além do professor Osman, Rita Ávila (Coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo de Riachão do Dantas), Valéria Lopes (Secretária de Assistência Social do mesmo município), o professor Valmir Prata (Coordenador do Curso de Edificações do Campus Lagarto), Mariana Barreto (professora de História do IFS e ex-coordenadora do Programa Mulheres Mil no Campus Lagarto) e a pedagoga Telma Amélia (Chefe de Gabinete da Direção Geral do campus).

Já na segunda reunião, além do Diretor Geral, da Chefe de Gabinete, dos professores Mariana Barreto e Valmir Prata, estiveram presentes também o professor Wlamir Soares (coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Lagarto) e o advogado Eduardo Maia (Secretário de Educação de Lagarto). O professor Wlamir apontou, inclusive, que o curso de Arquitetura e Urbanismo está firmando parceria com uma empresa de tintas de Aracaju, o que poderá ser bastante positivo para o curso de Pintor de Obras Imobiliárias.

Foto da Capa: César de Oliveira