Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Campus Lagarto promove debate sobre a gestão da instituição
GESTÃO PARTICIPATIVA

Campus Lagarto promove debate sobre a gestão da instituição

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2019, 19h46

Dialoga Seleção 2Denominado de Dialoga IFS, evento realizou com os presentes pesquisa que contribuirá para a construção do Plano Anual de Trabalho de 2020

No último dia 18 de novembro, nos turnos da manhã e da noite, a comunidade do IFS - Campus Lagarto se reuniu em prol de um objetivo comum: ouvir da gestão a prestação de contas de 2019 e dar indicações de pontos a serem melhorados no próximo ano. O Dialoga IFS, como é denominado o evento, ocorre anualmente e representa o compromisso da equipe gestora do campus com princípios como o da transparência e o da gestão participativa.

Além de prestar contas e ouvir as sugestões da comunidade, o evento também chama a atenção para o uso consciente dos recursos e conservação do patrimônio público. De acordo com Rosa Andrade, Coordenadora de Planejamento do campus, a grande proposta do Dialoga IFS é “criar um espaço para a comunidade contribuir com o desenvolvimento da instituição, a partir da transparência das ações de gestão na apresentação do que foi executado até o momento e do levantamento conjunto de demandas e metas para o ano seguinte”.Dialoga Seleção 5

A edição deste ano trouxe uma novidade. Através da plataforma Mentimeter, foi realizada uma pesquisa em tempo real com os alunos e servidores presentes. Entre outras coisas, o público foi questionado sobre os fatores motivadores e desestimulantes da instituição, os meios de comunicação mais utilizados para ter acesso a informações sobre o campus e quais as expectativas para o mercado de trabalho. Tanto os gráficos quanto as respostas subjetivas do questionário foram exibidos no momento do evento. “A partir das respostas dadas, vamos atualizar as metas do Plano Anual de Trabalho que estamos construindo para 2020, de modo a mobilizar esforços para atender as demandas levantadas”, explicou Rosa.

Um dos pontos mencionados pelos alunos na pesquisa foi o número alto de disciplinas dos cursos técnicos integrados. O Diretor Geral do campus, professor José Osman dos Santos, aproveitou a ocasião para comunicar que já existem três comissões trabalhando na reformulação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) do integrado e a questão da carga horária é um dos pontos que serão alterados. “Estamos nos empenhando para ‘enxugar’ o currículo e diminuir a sobrecarga que existe hoje sobre os estudantes do integrado, para que eles tenham tempo livre para atividades culturais e de pesquisa”, frisou o Diretor.

Dialoga Seleção 6A estudante Polyanna Fernandes, do 3º ano do curso integrado em Redes de Computadores, vê com bons olhos o diálogo entre a gestão e a comunidade acadêmica. “Esses espaços de debate são locais ricos onde os diferentes segmentos da instituição (estudantes, gerências, técnicos) se juntam para debater sobre o IFS e como melhorar o ambiente escolar. Essa pluralidade de ideias é o que enriquece o IFS”, finalizou a discente, que também é presidente do Grêmio Estudantil da instituição.