Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Pesquisa de mestrado de servidor do IFS rende publicações internacionais
CAPACITAÇÃO

Pesquisa de mestrado de servidor do IFS rende publicações internacionais

Publicado: Quinta, 06 de Agosto de 2020, 17h56

Com dissertação defendida em dezembro de 2019, Walter do Espírito Santo testou pesquisa em protótipo no Campus Lagarto e recentemente teve artigo aprovado para uma revista suiça

A ideia dMestrado de Walter 6e servidor público como aquele indivíduo que fica em uma mesa carimbando papéis é um estereótipo do passado. O servidor moderno busca constantemente atualizações que o tornem mais apto a desempenhar com êxito suas atribuições, proporcionando a criação de soluções para o bom atendimento às demandas institucionais. É essa a concepção que norteia o trabalho do servidor Walter do Espírito Santo, da coordenadoria de Tecnologia da Informação do Campus Lagarto, que concluiu em dezembro o mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe e teve recentemente um artigo aprovado para a revista suiça International Journal of Grid and Utility Computing.

Em sua pesquisa, ele propôs uma forma de utilizar pequenos dispositivos computacionais, conhecidos como Raspberry Pi, para executar sistemas virtualizados que dão suporte a aplicações de Internet das Coisas, a exemplo do monitoramento de consumo de água e energia elétrica. O servidor afirma que vislumbrar novas possibilidades profissionais atreladas à pesquisa e à extensão foi um dos grandes frutos desse processo. “Poder encarar o mundo pela ótica de um pesquisador foi sem dúvida o melhor de todos os aprendizados nesse período, agregando experiência e confiança no desenvolvimento das atividades como coordenador de TI”, afirmou Walter, que lidera a equipe de tecnologia da informação do Campus Lagarto.

A pesquisa foi testada em um protótipo no Campus Lagarto e até agora já rendeu três publicações internacionais. Além do artigo que será publicado pela Mestrado de Walter 9International Journal of Grid and Utility Computing, Walter teve outros dois trabalhos aprovados na International Conference on Network and Service Management, que ocorreu em 2019 no Canadá, e na Euro-American Conference on Telematics and Information Systems, sediada em Fortaleza em 2018. Tanto a revista quanto as conferências citadas são classificadas como de grande relevância acadêmica pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que é o órgão responsável pela avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil. Durante o período do mestrado, o servidor ainda foi coautor de outros dois artigos, publicados também em uma conferência e um periódico internacional.

O trabalho foi orientado pelo professor doutor Admilson Ribeiro (UFS) e coorientado pelo professor doutor Rubens Matos (IFS - Campus Lagarto). O professor Rubens ressalta que esses bons resultados vieram da dedicação do então mestrando, mas também da união de esforços e da parceria que possibilitou executar no Campus Lagarto os experimentos necessários. “O protótipo desenvolvido no trabalho de Walter deve ser utilizado e melhorado em outros projetos de pesquisa realizados no campus, envolvendo os temas de Internet das Coisas e Campus Inteligente (Smart Campus)”, pontuou.