Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Campus Lagarto lança anais da Jornada de Física
PUBLICAÇÃO

Campus Lagarto lança anais da Jornada de Física

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Publicado: Quarta, 06 de Outubro de 2021, 08h22

Publicação reúne os resumos das comunicações orais das edições de 2019 e 2021 do evento, que já se tornou marca registrada da instituição

A Coordenadoria de Licenciatura em Física do Campus Lagarto traz a público os anais da IX Jornada de Física do Instituto Federal de Sergipe, ocorrida em abril deste ano, de forma virtual. Tendo como tema “A Física na contemporaneidade: eficiência energética e sustentabilidade”, além de palestras e minicursos direcionados à temática central, a jornada contou com comunicações orais de estudantes sobre diversos assuntos abordados em pesquisas que estão em desenvolvimento ou foram finalizadas recentemente.

E é justamente dessas comunicações orais que resultam os anais do evento, os quais trazem os resumos de todas os projetos de pesquisa expostos. De acordo com o professor Jarbas Sampaio, da comissão organizadora, a grande proposta da jornada é “contribuir para a popularização dos temas científicos discutidos entre os participantes, através do intercâmbio de conhecimento entre estudantes do IFS e de fora”. Nesse sentido, além dos anais da edição deste ano, a comissão organizadora também está publicando os da edição anterior, ocorrida em 2019.

DavidO estudante David Andrade, do curso de Física do Campus Lagarto, afirma que a grande lição que fica de eventos como esse é a riqueza da troca de saberes entre estudantes e palestrantes. “Sabemos que a vida acadêmica passa muito rápido e com certeza, para além dos conteúdos que aprendemos na sala de aula, essas vivências em eventos são as que mais marcam nossa trajetória”, enfatizou o discente, que apresentou um trabalho sobre detritos espaciais e a reentrada deles na Terra, financiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão do IFS (Propex) e orientado pelo professor Jarbas Sampaio.

A seguir, confira os anais das edições de 2019 e 2021 da Jornada de Física e o canal do evento no YouTube, com todas comunicações, palestras e minicursos deste ano:

Palestras, minicursos e comunicações orais
Anais da edição de 2019
Anais da edição de 2021