Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Alunos de Eletrotécnica recebem treinamento do Corpo de Bombeiros

Alunos de Eletrotécnica recebem treinamento do Corpo de Bombeiros

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Quarta, 24 de Agosto de 2016, 11h57 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36
bom alunoA turma do 1° período do curso de Eletrotécnica do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância, na modalidade subsequente, recebeu um treinamento da equipe do 2º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), no último dia 15 de agosto. O objetivo foi preparar os alunos para saber como proceder em possíveis situações de acidentes.
bom todos
Foram ensinadas técnicas de combate a princípio de incêndio, além de procedimentos para imobilização de fraturas após queda de altura e para os casos de parada cardíaca ocasionada por choque elétrico. A atividade foi realizada pelo subtenente Elvis e pelos sargentos Wagner e Ronaldo, com a autorização do comandante do 2° GBM, major Márcio José dos Santos, e do capitão Moura .

O treinamento teve enquadramento na disciplina Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, ministrada pelo professor Fernando Nascimento, e contou com parte teórica e pratica. Os procedimentos de imobilização foram demonstrados com um aluno voluntário, a respiração artificial com manequins e o combate a incêndio em combustíveis com a utilização de extintor de incêndio de pó químico.

bom bonecosSegundo Fernando Nascimento, esse tipo de prática é importante porque os estudantes recebem informações de profissionais que lidam diariamente com situações reais de primeiros socorros no caso de parada respiratória, queimaduras, traumas por queda de altura e combate a incêndio. “O técnico em Eletrotécnica pode se deparar como essas situações durante sua vida profissional, daí a importância de estar bem capacitado conhecendo os procedimentos que deve tomar no caso de uma emergência. O objetivo do curso é dar uma formação completa que vai além das aulas teóricas”, destacou.

Os alunos aprovaram a iniciativa. "O treinamento foi essencial para um desempenho favorável no nosso dia a dia de trabalho e na vida pessoal. Melhoramos nosso conhecimento profissional e ainda podemos ajudar a salvar vidas, tendo cautela para não cometer erros e piorar a gravidade. Tivemos ensaios com extintores, o que ajuda em situações de princípio de incêndio em casa", afirmou Franciele Santos de Jesus.