Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Alunos de EAD participam de aula de revisão no Campus Estância

Alunos de EAD participam de aula de revisão no Campus Estância

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Terça, 03 de Mai de 2016, 09h28 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36
EAD auditorioO polo de Educação a Distância (EAD) do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância realizou uma aula de revisão na área de matemática financeira para as turmas do curso Técnico em Administração, que inclui também os municípios de Cristinápolis e Itabaianinha. O objetivo foi proporcionar aos alunos a oportunidade de tirar dúvidas e aprimorar os conhecimentos com o professor formador da disciplina, além de promover a integração, apresentar as instalações e estimular a continuidade nos estudos.

EAD MauMauA iniciativa foi tão bem recebida que, sendo o coordenador do EAD no IFS – Campus Estância, Maurício Lourenço Rodrigues da Silva, a meta é tornar os aulões de revisão permanentes. “Queremos incluir uma aula de revisão a cada bloco de disciplinas com a participação de um professor formador, que, por ser responsável pelo planejamento da disciplina, é quem está mais apto a atender às necessidades e contribuir com o aprendizado dos estudantes”, informou.

EAD MATO aluno João Manoel dos Santos Oliveira, que também é servidor terceirizado do IFS, considera fundamental tornar eventos como esse parte da dinâmica do curso e aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. “Foi uma experiência muito rica, uma vez que o professor nos deu a visão do conteúdo e da preparação para a avaliação. Além de sanar as dúvidas, ampliamos nosso conhecimento na área de matemática financeira e nos preparamos melhor para a prova”, afirmou.

EAD SoniaA aula de revisão contou com a presença da diretora do campus, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, e do gerente de Ensino, Fernando Nascimento Santos, que derem as boas-vindas aos estudantes. Ao todo, 110 pessoas participaram da atividade, que ocorreu no último dia 6 de abril, e incluiu a visita às instalações do prédio do IFS e um coffe break de confraternização. As turmas de Técnico em Administração começaram a estudar em janeiro deste ano. O curso tem duração de dois anos e é fruto da parceria com as Prefeituras de Cristinápolis e Itabaianinha.

EAD

Implantada no IFS em 2012 com o Programa Profuncionário, a modalidade de EAD conta hoje com cerca de 1.200 alunos, distribuídos em 10 polos: Aracaju, Estância, Lagarto, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória, Japaratuba, Capela, Propriá, Canindé de São Francisco e Nossa Senhora do Socorro. Já foram formados mais de 600 alunos e vem sendo estudada a possibilidade de implantação do e-TEC Idiomas e de novas turmas dos cursos técnicos nos polos espalhados pelo interior de Sergipe.

EAD CordenNo ensino a distância, o aluno precisa desenvolver sua autonomia, já que o professor atua mais como um mediador ou orientador; e manter uma rotina diária de estudos, incluindo leituras obrigatórias e complementares, participação em discussões online e desenvolvimento de tarefas agendadas pelos tutores, tanto individualmente quanto em conjunto com os colegas. Essas atividades envolvem encontros, debates, videoconferências e provas finais.

A metodologia não é diferente do ensino presencial - o que muda são as tecnologias usadas na mediação da comunicação entre alunos e professores – e inclui um encontro presencial uma vez por semana, tutor, videoaula e material didático. Outra coisa importante é que qualidade do ensino a distância é a mesma requerida dos cursos presenciais pelo Ministério da Educação (MEC). Não há distinção entre essas duas modalidades e, seja qual for a opção dos alunos, a educação continua sendo o melhor caminho para melhorar de vida e prosperar.

Também participaram da aula a coordenadora do Curso Técnico de Administração, Kalyne Andrade Ribeiro; o coordenador de Tutoria dos Cursos de Administração e de Técnico em Transações Imobiliárias, Makel Bruno Oliveira Santos; o coordenador de Pólo em Cristinápolis, Claudivan Santos Guimarães; o tutor presencial de Cristinápolis, Diego Pereira Santos; os professores formadores Ilmara de Jesus Oliveira e Leopoldo Ramos de Oliveira; a coordenadora de Polo em Itabaianinha, Cleide Vania Sousa; e o monitor de Polo em Cristinápolis, José Adailton dos Santos.