Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Projeto AstroIFS entra em nova fase com aquisição de equipamentos

Projeto AstroIFS entra em nova fase com aquisição de equipamentos

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Terça, 29 de Março de 2016, 16h05 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36
AII RuthA nova fase do projeto AstroIFS do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância foi comemorada com a inauguração dos equipamentos recém-adquiridos e a primeira observação astronômica do ano. A solenidade ocorreu no dia 3 de março e contou com a participação da comunidade acadêmica, da pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Ruth Sales, da professora Isabela Bacalhau, que representou a diretora Sônia Albuquerque, e de representantes da Prefeitura Municipal.

AI EquiO projeto levantou cerca de R$ 10 mil após a aprovação em dois editais (Pibex e Pptae), que possibilitaram a compra de três telescópios, sendo um eletrônico; binóculos; uma câmara digital para ser acoplada ao telescópio; e aparelhos para a montagem de duas estações de monitoramento de meteoros em Estância e Aracaju. A ideia é que essas estações atuem de forma coordenada.

Durante a solenidade, Ruth Sales reconheceu a importância de iniciativas como o AstroIFS para a área de pesquisa e extensão, que se refletem diretamente na melhoria da formação intelectual dos alunos. “A Propex, desde sempre, está à disposição para estimular as ações do campus. Nosso apoio ao projeto vem antes mesmo dele ter sido aprovado nos editais”, lembrou.
 AI PRI  AI lazer  AII Todos
O idealizador do projeto, Guthierre Ferreira, enfatizou que os recursos recém-adquiridos irão permitir a ampliação e uma melhor estruturação das atividades. “Essa ampliação será qualitativa, com reflexos na pesquisa e na extensão, e quantitativamente, uma vez que mais escolas poderão ser atendidas. Além disso, esses recursos permitirão que o campus participe de importantes eventos astronômicos no Brasil”, afirmou.

AI fogueteA realização de oficinas para a construção de foguetes é um exemplo das possibilidades surgidas com a melhor estruturação do projeto. A ideia é promover o primeiro Campeonato de Lançamento de Foguetes do Campus Estância, que servirá de base para os alunos participarem da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Essas atividades serão estendidas para a rede municipal de ensino, por meio da parceria firmada com as secretarias de Educação e de Cultura de Estância. Alunos e professores do município serão incluídos tanto nas oficinas quanto nas observações astronômicas. “No edital que ganhamos está previsto, inclusive, o treinamento de professores para implementar oficinas e outras ações relacionadas ao AtroIFS no sistema público de educação”, informou Guthierre Ferreira.

Sobre o AstroIFS

AI PracimaO objetivo maior do projeto AstroIFS é inserir as comunidades interna e externa em atividades de pesquisa e extensão, assim como difundir a astronomia no município. Além das oficinas e das observações astronômicas, o projeto inclui a realização de palestras e visitas técnicas e engloba a difusão de conhecimentos nas áreas de física, matemática, geometria e astronomia básica.