Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Projeto AstroIFS realiza oficinas para construção de foguetes

Projeto AstroIFS realiza oficinas para construção de foguetes

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Terça, 23 de Fevereiro de 2016, 12h47 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36
AI geralO projeto AstroIFS do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância retomou suas atividades na última quinta-feira, dia 18. Participaram de uma oficina para a construção de foguetes as turmas dos cursos integrados de Eletrotécnica e Edificações e um aluno de Engenharia Civil, que construíram as bases de lançamento. Nesta terça, dia 23, às 17h, haverá outra oficina para iniciar a montagem dos foguetes propriamente ditos.

As oficinas irão culminar com o primeiro Campeonato de Lançamento de Foguetes do Campus Estância, programado para acontecer em abril – quando os participantes terão tempo para fazer os ajustes e os testes para a competição. A ideia é que o campeonato sirva de base para que os alunos participem da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

AI gutiSegundo o coordenador do AstroIFS, o assistente de aluno e geógrafo Guthierre Ferreira, as equipes envolvidas na competição que conseguirem os maiores lançamentos irão tentar uma vaga para disputar a OBA, que ocorrerá em outubro de 2016. Nesta terça, dia 23, também será realizada uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Educação para firmar uma parceria com as escolas de Estância e ampliar o raio de ação do projeto.

As primeiras oficinas deste ano, que abrangem princípios de química e matemática envolvidos no lançamento de foguetes, acontecem com recursos provenientes de dois editais (Pibex e Pptae) em que o AtroIFS foi contemplado. Foram disponibilizados recursos da ordem de R$ 10 mil usados na aquisição de três telescópios, sendo um eletrônico; binóculos; uma câmara digital para ser acoplada ao telescópio; e equipamentos para a montagem de duas estações de monitoramento de meteoros em Estância e Aracaju, que vão atuar de forma coordenada.

AI detalheDe acordo com Guthierre Ferreira, na próxima semana estão programadas a inauguração dos equipamentos recém-adquiridos e uma observação astronômica inaugural. A definição da data vai depender dessa reunião com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo com essa parceria é envolver os estudantes da rede municipal nas principais atividades do projeto, como o Campeonato de Lançamento de Foguetes. “No edital que ganhamos está previsto, inclusive, o treinamento de professores para implementar oficinas e outras ações relacionadas ao AtroIFS no sistema público de educação”, afirmou.

Sobre o AstroIFS

O projeto AstroIFS entrou numa nova fase ao ser contemplado nos editais, o que tem permitido a ampliação e uma melhor estruturação das atividades. O objetivo maior do projeto é inserir as comunidades interna e externa em atividades de extensão e difundir a astronomia no município. Além das oficinas e das observações astronômicas, o projeto inclui a realização de palestras e visitas técnicas e engloba a difusão de conhecimentos nas áreas de física, matemática, geometria e astronomia básica.