Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Dia D: literatura, cultura e arte reúne público de 1500 pessoas no Campus Estância

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Terça, 28 de Abril de 2015, 16h19 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36
GA públicoAs atividades do I Dia D: literatura, cultura e arte do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância se estenderam até às 22h da última segunda, dia 27, e mobilizaram um público de cerca de 1500 pessoas. Alunos e professores da rede pública, servidores e comunidade acadêmica participaram de uma extensa programação, que incluiu poesia, capoeira, batucada, artes plásticas, artesanato, música, teatro, palestras, exposições de livros e jornais, roda de leitura e apresentação de grupos locais.

Dia D CorredoresOs corredores, as áreas de convivência e a biblioteca do campus foram tomados por um público jovem e curioso, que ficou encantado com tudo que via e ouvia. No horário da tarde, ocorreram palestras com escritores, músicos e integrantes do Clube de Poetas Estancianos, que enfocaram a importância da leitura e da busca do conhecimento para oportunizar melhores perspectivas de vida para a juventude. Também se apresentou o grupo de teatro Edificart, formado por alunos do curso de Eletrotécnica do IFS e coordenado pelo servidor Paulo Ricardo dos Santos.

Dia D poetaDurante a sua fala, o poeta e escritor Francisco Souza da Costa mencionou o papel da sua família no incentivo aos estudos e relembrou o início da carreira ao participar do concurso de Poesia Falada, em Estância. “Comecei a ler aos cinco anos de cidade. No início lia gibis e depois fui aprimorando o hábito de leitura. Hoje leio, no mínimo, seis livros por ano. A literatura me abastece e é dela que tiro a sabedoria e a inspiração para escrever. A sabedoria é uma riqueza que adquirimos e ninguém tira da gente”, destacou.

O grupo Edificart produziu a esquete teatral ‘As aventuras na biblioteca’ para explicar de forma lúdica o que é, qual a função, a importância e como deve ser usado esse espaço de disseminação do conhecimento. O texto da peça foi de autoria da coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento de Coleções (NDC) do IFS, Angeline Nascimento, com adaptação de Paulo Ricardo, que fez uso de um figurino e de músicas inspirados nos festejos juninos, misturados à batida do Rap. “O público nos recebeu com entusiasmo e, pelas palmas no final, acho que todos gostaram bastante”, comemorou o servidor.

Quem esteve no Dia D aprovou a programação e considerou oportuna a iniciativa do Campus Estância de promover uma maior aproximação com a comunidade externa. “Considerei muito válido esse evento. Muitos de nós não tínhamos nem noção do espaço físico e das excelentes instalações do instituto no município. Sem dúvida, agora ficaremos mais motivados para incentivar os alunos a estudar aqui e com certeza eles ficarão bem mais interessados pelos cursos oferecidos”, afirmou a professora Cristiane Oliveira Valente, da Escola Estadual Walter Franco.

A estudante Keylla Raissa dos Santos, 15 anos, da Escola Estadual Arabela Ribeiro, retornou para casa com a sensação de que teve uma tarde rica, produtiva e de muito aprendizado. “Achei bem legal poder saber mais sobre a importância da leitura e sobre a cultura de Sergipe, especialmente de Estância. Fiquei sabendo que podemos usar a biblioteca e ter acesso ao livros e aos computadores, num prédio grande e confortável. Isso nos estimula a estudar mais e se interessar pelas coisas”, afirmou.
 Dia D Keylla  Dia D David  Dia D Professora 2

O estudante David Batista dos Santos, 17 anos, que adora escrever poesias nas horas vagas, gostou especialmente de contato que teve com os poetas e escritores, cujas histórias e orientações acabaram servindo de inspiração para ele. “Já participei de concurso de poesias e por isso me empolguei com o que os poetas falaram; com os conselhos que deram para que a gente aprenda mais e adquira sempre novos conhecimentos. As palestras deles serviram de incentivo pra mim”, revelou.

Novas iniciativas

Dia KellyCPara a diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas do Instituto Federal de Sergipe, Kelly Cristina Barbosa, iniciativas como o Dia D: literatura, cultura e arte devem ser estimuladas e replicadas no âmbito do IFS. “Estamos planejando para 2015 outras ações como essa nos campi. Consideramos fundamental essa aproximação com a comunidade, que é uma forma de levar não só conhecimento, cultura e arte para a população, mas principalmente divulgar nossos cursos e as oportunidades oferecidas pela instituição”, ressaltou.

Kelly Cristina informou que está em fase de elaboração junto à Diretoria de Planejamento, Obras e Projetos (Dipop) um projeto para a construção de amplas bibliotecas em todos os campi do IFS, que contarão com uma estrutura formada por prédios independentes construídos numa área de 730 m2 e dotadas de um vasto acervo não só voltado aos cursos, mas também às áreas de literatura e cultura. A biblioteca central ficará no Campus Aracaju, num prédio de quatro andares, que ocupará um terreno de  1600 m2 e terá cantina e área de lazer.

No horário da noite, aconteceram apresentações do grupo de dança Impactos Dance, de manifestações folclóricas, como a Batucada Clube dos Amigos, e do dueto do coral CantIFS; além de rodas de capoeira e exposições de artes plásticas e de artesanato, que incluíram o contato dos artistas com o público. Outro destaque das atividades finais do evento foi a mesa redonda com os artistas estancianos.
 Dia D capoeira  Dia D batucada  Dia D CantIFS

O I Dia D: literatura, cultura e arte nasceu com o objetivo de divulgar a Biblioteca Gilberto Amado para que a população possa fazer uso do acervo e das excelentes instalações, abrir as portas do IFS para a comunidade  e estimular o hábito de leitura entre os jovens. O evento integra ainda as comemorações do aniversário de 167 anos de emancipação política do município de Estância, no próximo dia 4.