Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Professores do Campus Estância participam de treinamento do Google Sala de Aula

Professores do Campus Estância participam de treinamento do Google Sala de Aula

Criado: Quinta, 16 de Fevereiro de 2017, 12h27 | Publicado: Quinta, 16 de Fevereiro de 2017, 12h27 | Última atualização em Quinta, 16 de Fevereiro de 2017, 13h49

Plataforma auxilia no assessoramento dos estudantes e na realização de diversas atividades pedagógicas

DSC 0361 5Os docentes do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância participaram do I Ciclo de Treinamento do Google Sala de Aula no último dia 8 de fevereiro. A ferramenta é uma excelente plataforma de assessoramento para os estudantes e auxilia na realização de diversas atividades, como o desenvolvimento de projetos de pesquisa e o acompanhamento de aulas a distância. A iniciativa é uma parceria da Pró-reitoria de Ensino com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).

O sistema foi criado pelo Google com o objetivo de permitir a transmissão das tarefas de sala de aula online. Os alunos podem organizar, concluir e entregar trabalhos no Google Drive, além de se comunicar diretamente com professores e colegas. Outra funcionalidade importante é o arquivamento automático das tarefas e materiais didáticos em pastas na nuvem (alocados na Internet). Desse modo, nada se perde e conteúdos importantes estão sempre acessíveis quando houver necessidade.

DSC 0382 5A novidade foi bem recebida pelos docentes. “A ferramenta é interessante, viável e um canal a mais de comunicação com os estudantes, que estão cada vez mais ligados em tecnologia e redes sociais. Mas é importante que o campus, e o IFS como um todo, façam as adequações e envolvam os alunos para que a plataforma funcione”, salientou o professor de Matemática, Antônio Fernandes Antero Cardoso dos Santos.

DSC 0364 5O responsável pelo treinamento, Ricardo Ariel Correa Rabelo, professor de Informática do Campus Aracaju, considera a plataforma uma extensão das atividades de sala de aula, com a vantagem de oferecer maior praticidade, disponibilidade, acessibilidade, economicidade e comunicabilidade tanto no processo de interação com os alunos quanto no armazenamento e organização das informações. O sistema funciona como uma rede social que inclui posts de tarefas e informativos, interatividade e conteúdo multimídia.

Esse é o terceiro treinamento do Google Sala de Aula realizado no IFS. Os dois primeiros ocorreram no Campus Aracaju a pedido da Pró-reitoria de Ensino e atenderam ao conjunto dos docentes da instituição. Já o último foi pleiteado pela direção do Campus Estância. “A receptividade dos professores foi boa. Quem se inscreveu, gostou, participou ativamente e se comprometeu em disseminar entre os demais colegas”, afirmou Ricardo Rabelo.

Como funciona

DSC 0376 6O Google Sala de aula está disponível para qualquer usuário do G Suite for Education, um pacote gratuito de ferramentas de produtividade que inclui o Gmail, o Documentos e o Drive. O sistema permite que os professores criem e recolham tarefas em formato digital, além de incluir recursos que poupam tempo, ajudam na organização de documentos, facilitam a distribuição de tarefas e os mecanismos de avaliação, como a emissão de notas e comentários sobre provas e trabalhos.

Os docentes podem adicionar alunos diretamente ou compartilhar um código para todos participarem da turma; criar, corrigir e pontuar tarefas rapidamente em um só lugar; enviar comunicados e questões instantaneamente. Os estudantes podem compartilhar materiais com os colegas, responder a perguntas no fluxo e ver todas as tarefas em uma página de tarefas. Os materiais didáticos são arquivados automaticamente em pastas no Google Drive.