Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Professores fazem levantamento de áreas com potencial socioeconômico
REGIÃO SUL

Professores fazem levantamento de áreas com potencial socioeconômico

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Criado: Quinta, 25 de Mai de 2017, 12h53 | Publicado: Quinta, 25 de Mai de 2017, 12h53

Visita a comunidades pesqueiras irá subsidiar produção de documentário a ser exibido na Semana da Água e na Feira de Ciências do Campus Estância

pescador 2Professores do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância iniciaram os preparativos para a Semana da Água, que será comemorada no mês de julho e discutirá temas como a importância do extrativismo para a sustentabilidade da região Sul. Uma equipe multidisciplinar das áreas de Geografia, Biologia, Recursos Pesqueiros e Eletrotécnica visitou o povoado Porto do Mato, banhado pelo rio Piauí, para levantar as áreas preservadas com potencial socioeconômico e conhecer de perto a realidade local.

catadores 2DSC 0013Durante a visita técnica, foram coletadas espécies típicas da vegetação de mangue, como o massunim, conhecido como marisco, e levantadas informações sobre a atividade extrativista com os pescadores artesanais. “Constatamos que a área está bem preservada, tanto a mata ciliar quanto o mangue e a variedade de espécies. Essa é uma região de grande potencial ambiental e ecoturístico, que constitui uma inesgotável fonte de renda para a comunidade”, destacou a professora de Geografia, Márcia Maria de Jesus Santos.

DSC 0140Márcia de Jesus ressaltou a importância de uma maior participação do poder público para manter a região preservada e fomentar o desenvolvimento sustentável. “Entre os problemas identificados numa conversa preliminar com os moradores está a falta de saneamento básico, com a liberação dos dejetos diretamente no ecossistema, e de projetos para a capacitação dos pescadores. Pretendemos fazer um mapeamento das áreas degradadas para a busca de soluções junto às autoridades locais”, afirmou.

Feira de Ciências

DJI 0091A Semana da Água integrará a programação da I Feira de Ciências do IFS – Campus Estância, que apresentará à comunidade acadêmica as produções técnicas dos alunos dos cursos de Eletrotécnica, Edificações, Engenharia Civil, Recursos Pesqueiros e Aquicultura. “A ida ao Porto do Mato vai possibilitar a produção de um documentário sobre a importância da pesca artesanal para os municípios da região Sul, que será exibido durante a feira de ciências”, informou o professor de Eletricidade, André Luís Canuto Duarte Melo, organizador do evento.

DSC 0409A professora e engenheira de pesca Mirela Assunção Simões, que coordenou a visita técnica, considera proveitosa para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão a integração entre as disciplinas ofertados no campus. “Atividades multidisciplinares são fundamentais para pensarmos projetos e ações conjuntas que contribuam para a melhoria contínua da qualidade dos nossos cursos e da formação dos nossos alunos”, salientou.