Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Feira de Ciências do Campus Estância ocorre dia 5 de julho
ENSINO

Feira de Ciências do Campus Estância ocorre dia 5 de julho

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Criado: Sexta, 09 de Junho de 2017, 10h43 | Publicado: Sexta, 09 de Junho de 2017, 10h43

Objetivo do evento é incentivar a produção de trabalhos e experimentos científicos que oportunizem a construção do conhecimento de forma interdisciplinar

cartaz eltro final mesmoAs produções acadêmicas dos alunos do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância serão apresentadas à comunidade durante a I Feira de Ciências, que acontece no próximo dia 5 de julho. O objetivo é incentivar estudantes e professores a produzir trabalhos e experimentos científicos que oportunizem a construção do conhecimento de forma interdisciplinar, criativa e contextualizada.

“Será uma excelente oportunidade para os alunos aplicarem na prática o que aprenderam em sala de aula e apresentarem à sociedade de Estância o resultado do processo de aprendizagem. Os trabalhos receberão nota e serão valorizadas a originalidade, a criatividade e a qualidade na apresentação visual, a precisão científica e o domínio do conhecimento”, destacou o organizador do evento, professor André Luís Canuto Duarte Melo.

A Feira de Ciências contará com a participação cursos técnicos de Eletrotécnica, Edificações, Recursos Pesqueiros e Aquicultura, nas modalidades integrado e subsequente, e do curso superior de Engenharia Civil. As produções deverão utilizar as diferentes manifestações das disciplinas estudadas, de modo a valorizar a formulação de hipóteses, a compreensão dos fenômenos vistos em sala de aula e a socialização dos conhecimentos.

Segundo André Canuto, os alunos serão incentivados a aplicar diferentes recursos científicos e tecnológicos em seus trabalhos, na forma de banner, maquete ou protótipos. Os critérios usados na avaliação serão: criatividade e habilidade no uso de recursos para comunicação com o público; capacidade de transmissão da mensagem; presença de formas inusitadas de apresentação; interesse e relevância do tema; fundamentação teórica e exploração do conteúdo.

Fará parte programação do evento não só a mostra de experimentos, como também as atividades comemorativas à Semana da Água, que discutirá temas como a importância do extrativismo para a sustentabilidade da região Sul, onde está situado o município de Estância.  Uma equipe de professores do campus está fazendo um levantamento da realidade local para propor às autoridades competentes políticas de desenvolvimento sustentável com foco na pesca artesanal.