Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Feira de Ciências do Campus Estância supera expectativas

Feira de Ciências do Campus Estância supera expectativas

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Criado: Segunda, 10 de Julho de 2017, 12h50 | Publicado: Segunda, 10 de Julho de 2017, 12h50 | Última atualização em Sexta, 14 de Julho de 2017, 10h23

Protótipos e experimentos originais como gerador eólico, sistema de automação residencial, robô inteligente e estação de tratamento de água chamaram a atenção do público

DSC 0469 CopiaA I Feira de Ciências do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância superou as expectativas. Os alunos se empenharam e apresentaram à comunidade produções acadêmicas e experimentos científicos originais e qualificados. Os trabalhos integraram a teoria e a prática de áreas como a Física, Química, Geografia, Biologia, Automação, Programação, Eletricidade e Engenharia e serviram para demonstrar a consolidação do processo de ensino-aprendizagem.

DSC 0165A área de vivência e o hall de entrada do campus foram tomados por estandes, computadores, tabletes, banners, murais, telas, fios, pipetas, tubos de ensaio, aquários e os mais diversos materiais, equipamentos e recursos pedagógicos. Mãos hábeis, explicações fluentes e semblantes entusiasmados atraíram o público e mostraram que a produção do conhecimento está além dos limites da sala de aula.

DSC 0408Protótipos e aplicações chamaram a atenção de quem visitou a feira, a exemplo de gerador eólico para acender ventilador, leads e o que mais a imaginação permitir; sistema de automação residencial; robô inteligente que atira bolas e derruba objetos; e demonstração do funcionamento de uma estação de tratamento de água, do processo de fermentação da cana para a produção de álcool, e de um  sistema de aquaponia, cultivo que une piscicultura e hidroponia (sem o uso de solo, com as raízes submersas na água).

A motivação em repassar tudo o que aprendeu fez com que Esther Larissa dos Santos, 16 anos, do curso de Aquicultura, contagiasse os visitantes. “É muito emocionante estar aqui falando para as pessoas e repassando o que a gente pesquisou com tanta dedicação. Sinto muito orgulho de estudar no IFS.  Só tenho a agradecer o apoio dos professores, que são excelentes e nos ensinam bastante”, ressaltou.

DSC 0181Além da exposição dos trabalhos, a feira contou com o concurso de pontes de palitos de picolé realizado com a participação dos estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Edificações. Só pode disputar as três primeiras colocações quem respeitou os critérios técnicos exigidos no edital. “Foi uma grata surpresa. Fiquei muito feliz com o resultado. Estávamos disputando com o pessoal de Engenharia e nunca pensei que podíamos ganhar”, afirmou Emerson Anchieta Santos, 18 anos, do curso de Edificações, cuja ponte suportou um peso de 45 kg.

Quem foi ao IFS ficou fascinado com o que viu. O taxista Elenilson Santos Silva, 25 anos, acabou passando bem mais tempo do que esperava atraído pela qualidade dos experimentos. “Os estantes estão muito legais. Dá para ver que quem estuda aqui é bom mesmo. Tem um tempão que preciso ir embora, mas acabo me entretendo e ficando mais e mais. Ainda não consegui achar a saída”, afirmou.

Abertura

DSC 0160A feira foi aberta na tarde do dia 05 de julho pela diretora do campus, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, que falou da importância de iniciativas como essa para aprimorar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolver as áreas de ciência e tecnologia e apresentar à sociedade o resultado da produção acadêmica da instituição. "Nossos alunos mostraram toda sua capacidade intelectual, dedicação e compromisso com a educação. O evento superou as expectivas e rendeu excelentes frutos", enfatizou.

DSC 0148 2Após a abertura oficial, ocorreu uma apresentação em Libras com a participação de estudantes que interpretaram a música Terra, planeta água, seguida da explanação do aluno Adilson Alvez Bezerra Júnior sobre as potencialidades do município de Estância e do litoral Sul para os cursos de Recursos Pesqueiros e Aquicultura. Essas atividades foram comemorativas à Semana da Água, que integrou a programação, juntamente com a mostra de experimentos.

A mostra, que contou com a participação dos cursos técnicos de Eletrotécnica, Edificações, Recursos Pesqueiros e Aquicultura, nas modalidades integrado e subsequente, e do curso superior de Engenharia Civil, vai integrar o calendário de eventos do campus. “Os trabalhos saíram muito melhor do que o esperado e são resultado do empenho e do talento dos alunos, que toparam o desafio e contaram com o apoio dos professores.  Ficou aqui demonstrado topo o potencial deles", ressaltou.

Confira aqui cobertura fotográfica completa.