Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância realiza palestra sobre IST e gravidez na adolescência

Campus Estância realiza palestra sobre IST e gravidez na adolescência

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Criado: Quinta, 13 de Julho de 2017, 12h16 | Publicado: Quinta, 13 de Julho de 2017, 12h16 | Última atualização em Sexta, 14 de Julho de 2017, 10h10

Alunos puderam tirar dúvidas e reforçar o que aprenderam com a peça ‘O Auto da Camisinha’

DSC 0604 2Os alunos dos cursos integrados de Edificações, Eletrotécnica e Aquicultura do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância participaram de uma palestra sobre Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e gravidez na adolescência. A ação, que ocorreu nos turnos da manhã e da tarde, foi promovida pela Coordenadoria de Saúde Escolar (Cose), com o apoio da Gerência de Ensino.

DSC 0656Após a palestra, as turmas assistiram à apresentação da peça ‘O Auto da Camisinha’, produzida pelo grupo de teatro Edificart, dirigido pelo servidor Paulo Ricardo dos Santos. A encenação serviu para reforçar, de forma lúdica e criativa, os conteúdos trabalhados durante a explanação da coordenadora da Cose, a enfermeira Maria Ilda Alves.

Segundo Maria Ilda, os alunos foram participativos, interagiram e fizeram perguntas. "O uso do preservativo é fundamental, tanto para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis como para gravidez indesejada. Ações como essa são necessárias nas escolas, pois alertam os adolescentes quanto aos riscos que estão expostos, orientando a adoção de práticas seguras", lembrou.

Os estudantes consideraram a palestra oportuna e esclarecedora. “Foi bem interessante porque tinham coisas que eu sabia e outras que eu não sabia. Deu para tirar muitas dúvidas e aprender bastante. A explicação foi clara e de fácil compreensão”, afirmou Carlos Samuel Costa dos Santos, 16 anos, do curso de Aquicultura.

DSC 0572A Coordenadoria de Saúde Escolar tem promovido sistematicamente ao longo do ano diversas iniciativas voltadas à comunidade acadêmica. No mês de junho foi realizada uma vacinação contra a gripe para os servidores, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. No mês de abril, foi montado um estande educativo sobre IST, incluindo o teste rápido de HIV, sífilis e hepatite B e C feito pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

DSC 0607A comunidade avaliou positivamente a iniciativa. “Acho super importante trabalhar educação sexual na escola, assim como a prevenção do HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Mesmo as pessoas sendo casadas, sabemos que isso não exclui a possibilidade de contrair as DSTs”, alertou a professora Isabela Bacalhau.